Entrevistas

A Nature & Découvertes quer ser escolha consciente. Diz a Inês

A Nature & Découvertes entrou em Portugal com uma estratégia assente em customer experience. A diretora de Marketing e Comunicação da FNAC Portugal explica que a insígnia se inspira no estilo de vida sustentável e nos princípios do “slow living”. Segundo Inês Condeço, com esta aposta, o grupo pretende afirmar-se no mercado nacional como uma referência na escolha consciente.

terça-feira, 18 janeiro 2022 11:44
A Nature & Découvertes quer ser escolha consciente. Diz a Inês

Briefing I O que justifica a entrada da Nature & Découvertes em Portugal?

Inês Condeço I A Nature & Découvertes, criada em 1990 e adquirida em 2019 pelo Grupo FNAC Darty, tem como propósito disponibilizar os produtos e serviços que permitem às pessoas uma mudança de estilo de vida, num sentido mais ecológico e em harmonia com a terra, o corpo e o espírito. Estes dois últimos anos mostraram-nos que o mundo está a mudar e que todos precisamos acompanhar essa mudança. Trouxeram a consciencialização conjunta para os temas do ambiente, saúde, de socialização, da nossa relação com outros e com o mundo. A Nature & Découvertes pretende inspirar os portugueses a fazer essa mudança. Traz consigo o propósito de criar um mundo melhor, apelando a um modo de vida mais consciente, mais próximo da natureza, com foco no bem-estar e no respeito pelo planeta. Temos de ter presente que “não herdámos a Terra dos nossos pais, pedimo-la emprestada aos nossos filhos”. É um reforço do posicionamento estratégico do grupo FNAC na sustentabilidade, curiosidade e descoberta, com uma marca forte e produtos altamente diferenciadores e qualitativos.

Qual o posicionamento da marca?

É uma marca inspirada num estilo de vida sustentável e nos princípios do slow living e tem por missão encorajar adultos e crianças a redescobrir a natureza. Destinada aos amantes ou aspirantes de um estilo de vida mais calmo e conectado com a natureza, oferece todo um universo de artigos sustentáveis e biológicos para promover uma vida mais desacelerada e consciente. A marca apela a uma maior conexão com o que nos faz bem e pretende por isso passar a mensagem que a única fonte que nunca se esgota é a inspiração que vem da natureza.

O seu posicionamento defende um consumo ético e ecológico, convergindo assim com a missão do Grupo FNAC Darty de promover uma escolha educada do cliente, bem como de uma economia mais circular e responsável. Por esse motivo é que queremos que marca se afirme no mercado nacional como uma referência na escolha consciente dos portugueses que optam, cada vez mais, por um consumo informado.

Qual o plano de investimento para o País?

Em termos de estratégia, o nosso objetivo é abrir uma ou duas lojas por ano, sendo que o investimento de abertura de cada loja dependerá da sua dimensão. Será ainda possível termos algumas Shop In Shops dentro de algumas FNAC.

De que forma é comunicada a marca em Portugal?

A comunicação da marca Nature & Découvertes é muito assente na experiência de loja, na experimentação e conhecimento dos produtos, e na criação de uma comunidade de pessoas com este mesmo propósito e estilo de vida.

O primeiro espaço da marca em Portugal abriu no dia 9 de dezembro de 2021, no Amoreiras Shopping Center, e contou com a presença da embaixadora da loja, Inês Gaya, de jornalistas e de alguns convidados que estão de alguma forma ligados às causas que a marca defende. Esta será uma loja FNAC e, portanto, os membros do Cartão FNAC conseguem usufruir do desconto de 5% em Cartão. Faremos comunicação recorrente com os aderentes para dar a conhecer a gama e os produtos que temos disponíveis.

A Nature & Découvertes tem uma comunicação sustentável, ou seja, não faz publicidade ou campanhas, assentando essencialmente na história que está na origem de cada produto, dos seus benefícios ou de quem o fabricou, na recomendação e experiência sensorial em loja, nos workshops e eventos de comunidade que serão dinamizados pela marca. O Instagram é, para já, a rede social que permite a todos conhecerem melhor o propósito e razão de ser da marca Nature & Découvertes, a gama e interagirem com pessoas que estão na mesma frequência.

Qual a estratégia de marketing?

A estratégia da marca assenta essencialmente em customer experience (através da descoberta e dos sentidos, por isso temos na loja “o balcão dos chás” e a “aromateca”, por exemplo), e storytelling dos produtos e da marca, e criação de comunidade através das redes sociais, dos eventos presenciais e de alguns embaixadores da marca que passarão a palavra.

“Para que o mundo recupere a sua grandeza, devemos olhá-lo com olhos de criança.” E, por isso, acreditamos essencialmente que esta é uma marca que tem de ser vivida. Através do que desperta em cada um de nós, sentiremos o apelo da mudança para uma vida mais sustentável e em harmonia com o planeta, com o corpo e com o espírito. Este efeito de influência terá o potencial de criarmos uma comunidade Nature & Découvertes apaixonada pelos produtos que disponibilizamos e que tocam em áreas tão diversas quanto complementares.

Desde aromoterapia, chás, yoga e meditação, saúde e bem-estar, atividades outdoor, literatura de desenvolvimento pessoal e pedagógica e brinquedos educativos, todos eles encerram em si uma história que nos permitirá dar mais valor ao produto, à cadeia de valor e ao papel que representa nas nossas vidas.

Um dos eixos mais relevantes será o eixo de sustentabilidade. A Nature & Découvertes é uma marca B Corp, uma organização mundial, que certifica as empresas como tendo um papel ativo em contribuir para um mundo melhor.

Em que é que a marca se distingue das do mesmo setor?

Temos por propósito posicionar a Nature & Découvertes como uma referência na escolha consciente dos portugueses que optam, cada vez mais, por um consumo responsável, informado, ético e ecológico. O objetivo é distinguir-se no mercado português pelo seu conceito inovador e gama exclusiva, enquanto marca de excelência.

Pretendemos que seja uma referência em Portugal, numa seleção alargada de produtos comprometidos, sustentáveis e certificados, que sejam úteis, interessantes, inteligentes, de qualidade, originais, que respeitem as condições de trabalho (comércio justo), que promovam a curiosidade, espírito de aventura e o entusiasmo do consumidor.

A FNAC tem desde 2018 uma nova missão de grupo que tem como objetivo posicionar o Grupo FNAC Darty como líder da distribuição sustentável na Europa, reforçando os eixos de escolha esclarecida e consumo responsável.

O certificado B Corp é algo altamente diferenciador e em Portugal existem apenas 15 empresas com este reconhecimento. Nesta área de atuação, é única. Acima de tudo, a nossa marca assume o compromisso de oferecer o melhor do mundo, para um mundo melhor.

Quais os objetivos para o primeiro ano? Existem planos de expansão?

O plano de expansão da Nature & Découvertes para o mercado português contempla para 2022 a abertura de uma loja flagship, com aproximadamente 350m2, onde será possível apresentar na integralidade todo o conceito da marca. A estratégia passa pela abertura de mais duas ou três loja em Lisboa, nos próximos dois anos. Durante esse período, fora de Lisboa, iremos operar essencialmente em espaços shop in shop, dentro das lojas FNAC que tenham espaço suficiente para passar esta mesma experiência.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

bt nl

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing