Entrevistas

A água Glaciar está de volta. O André e o Manuel contam o que a torna “única”

A água Glaciar tem uma nova vida, regressando ao mercado com uma nova imagem. A marca foi recuperada e posiciona-se agora como única e diferente, em particular devido à sua composição. O responsável pela Comunicação, André Luz, e o water sommelier Manuel Antunes da Silva partilham a estratégia do renascimento.

quarta-feira, 24 agosto 2022 11:13
A água Glaciar está de volta. O André e o Manuel contam o que a torna “única”

Briefing | Esta é, por assim dizer, a segunda vida da marca. O que justifica o renascimento?

André Luz | O grupo de engenheiros e especialistas, com uma vasta experiência na área do engarrafamento de águas, que fundou esta nova Glaciar sentia que o facto de a antiga Glaciar ter saído do mercado era uma grande perda, não só para as pessoas da zona do Vale Glaciar do Zêzere que tinham uma relação emocional muito forte com a marca, mas também para o consumidor comum, pois tinha deixado de ter acesso a uma água única com uma qualidade incontestável.

Neste sentido, a motivação principal para fazer renascer a marca era devolver ao mercado uma das melhores águas do mundo para que todos tenham acesso a uma água de excelência com uma nova imagem - única e diferente.

Porque mantiveram o nome? O que pretendem transmitir com ele?

A questão de adotar/recuperar o nome “Glaciar” e dar-lhe uma nova vida prende-se não só com o facto de a nossa água ter o mesmo local de origem que a antiga Glaciar (o Vale Glaciar do Zêzere) – tendo bastantes qualidades em comum –, mas também por este nome receber um carinho especial pelas pessoas desta zona que já mantinham uma grande ligação com esta água.

Por outro lado, a antiga marca já tinha um reconhecimento elevado da qualidade e das características da água que se mantém até hoje e era bastante apreciada pelos consumidores. Pelo facto de engarrafarmos a água da mesma zona que a antiga Glaciar, só fazia sentido utilizarmos o mesmo nome.

Qual o posicionamento no mercado?

Com uma combinação perfeita para a saúde e bem-estar (42% sílica, pH 7 e 0% nitratos), a Glaciar é a mais leve, segura e equilibrada das águas engarrafadas em Portugal, acessível e recomendada para todos em qualquer momento. Uma das melhores águas do mundo, a água que se sente fresca.

O que faz para se diferenciar, atendendo ao número de marcas de água existentes?

Manuel Antunes da Silva | A água Glaciar, derivado das suas características, já se apresenta como única no mercado português. Tem uma combinação única de minerais. É a água que contém o maior teor de sílica na sua composição em relação ao top de marcas de água engarrafa do mercado português (segundo estudo comparativo) e a sua ausência de nitratos concede-lhe uma pureza incontestável.  Além disso, é uma água pouco mineralizada (valor inferior a 50 mg de resíduo seco/litro), consequentemente, é considerada uma das águas menos mineralizadas do mundo. Sendo uma água de grande leveza, a Glaciar é recomendada para consumo regular, contribuindo para o bem-estar do organismo humano. Possui uma frescura natural, mesmo estando a uma temperatura ambiente, sente-se leve e fresca e transporta-nos para a frescura da Serra da Estrela, trazendo uma renovada sensação de saciedade equilibrada.

Todas estas características da Água Glaciar disponibilizam uma fonte de bem-estar e hidratação para os consumidores, colocando-a a par de outras águas de reconhecida qualidade mundial, além de oferecer um design único, elegante, inovador e extremamente ergonómico nas suas garrafas.

GLACIAR IMG CAMPANHA 2

Do ponto de vista da imagem, qual é o conceito? 

André Luz | O conceito da imagem que idealizámos para a marca é retratar a origem da água – o Vale Glaciar do Zêzere –, uma vez que é daí que provêm as suas características únicas; foi uma forma de o homenagearmos. Neste sentido, a linha de recorte dos nossos rótulos é o conjunto de montanhas que compõem a paisagem natural do vale e o floco de neve simboliza não só a frescura desta água, mas também remonta à era da glaciação em que o vale foi formado.

Embora retratar a sua origem seja importante, também queremos que as nossas garrafas sejam apreciadas pelos consumidores, não sendo “apenas mais uma” garrafa de água, e que possam ser quase uma peça de design única, bonita, útil e ergonómica, que fique bem numa mesa de refeição e que também seja fácil de transportar quase como um acessório. Por isso, o design que apresentamos retrata a elegância que queremos para a marca e o carácter ergonómico que esta tem de ter. Além disso, a nossa garrafa azul degradé é criada por uma tecnologia pioneira em Portugal que decidimos introduzir para acrescentar valor ao cliente.

Como se dá a conhecer ao consumidor? Está prevista publicidade ou a aposta é sobretudo digital?

A Glaciar tem sobretudo uma comunicação digital que é e será a sua grande ferramenta de contacto com o consumidor final e parceiros. A aposta numa pegada digital forte e sólida, não só através das redes sociais próprias, como, também, em parcerias com influencers, permitirá à marca estar mais próxima dos consumidores e conseguir entender melhor as suas necessidades. Também contamos, pontualmente, com ações nos pontos de venda e uma aposta junto da imprensa para alavancar a marca e dar a conhecê-la noutras perspetivas.

A nível de conteúdo, a Glaciar pretende cuidar da saúde dos portugueses e isso reflete-se não só na oferta de uma água de elevada qualidade, mas, também, nos nossos eixos de comunicação, que procuram educar o consumidor para aquilo que são as características das águas e seus benefícios, bem como o impacto que a escolha da água que bebemos pode ter na saúde. Desta forma, procuramos dar as ferramentas para o consumidor poder escolher a água certa que poderá potenciar o seu bem-estar.

É uma marca para ficar no mercado nacional ou a internacionalização está nos planos?

Neste momento, o nosso grande objetivo é a consolidação no mercado português e garantir que servimos o consumidor da melhor forma. No entanto, não fechamos as portas para eventuais oportunidades em mercados internacionais.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

quinta-feira, 25 agosto 2022 13:21

bt nl

2050.Briefing

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing