Prémios Eficácia da Comunicação

Eficácia ou Eficiência?

Alexandre Nilo FonsecaSer eficaz e simultaneamente eficiente é o grande desafio do marketeer do século XXI, pois, quando os recursos são escassos, ser eficiente é fundamental e, por vezes, o único caminho

"Quando se procura eficácia e eficiência na comunicação é preciso utilizar os meios que permitam veicular uma mensagem com sucesso a uma audiência qualificada. Estudos internacionais demonstram que os consumidores confiam mais na publicidade quando esta surge em jornais e nos seus respectivos websites"

quinta-feira, 03 novembro 2011 10:46

Neste ambiente competitivo e global que caracteriza estes primeiros anos do século XXI é exigido ao marketeer que saiba traçar objectivos e que seja bem sucedido. Para isso é necessário ter capacidade de análise, de planeamento e de execução. Mas não chega. É preciso ter os recursos necessários para desenvolver cada uma destas etapas.

Mas os desafios colocados ao marketeer de hoje não são impossíveis, mas são cada vez mais dificeis de cumprir:


• A atenção do consumidor está fragmentada pelos mais diversos meios e dispositivos, mas ao marketeer é exigido que conheça cada um dos consumidores;

• Os orçamentos de marketing sofrem cortes, mas os objectivos do marketeer mantêm-se inalterados;

• As equipas de marketing são cada vez reduzidas, mas o marketeer necessita de ter conhecimentos cada vez mais especializados e vastos sobre as mais variadas matérias.

Neste ambiente em que só os melhores conseguem sobreviver e há uma reduzida margem para o erro, compreende-se a importância que as organizações dão à eficácia, pois esta mede a relação entre os resultados obtidos e os objectivos pretendidos, ou seja, ser eficaz é conseguir atingir um dado objectivo.

Desde 2005 que a APAN (Associação Porrtuguesa de Anunciantes) promove os "Prémios Eficácia" na comunicação, uma iniciativa de referência que tem vindo a premiar ao longo dos anos quem em Portugal sabe traçar um objectivo e é capaz de o atingir, seja, por exemplo, a notoriedade de uma marca ou o volume de vendas de um produto.

Reconhecendo a importância que os media representam na equação da eficácia da comunicão, a Controlinveste, através das suas marcas de referência Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF, decidiu associar-se a esta importante iniciativa.

Mas nos tempos que correm há desafios acrescidos, pois os recursos (a todos os níveis) são cada vez mais escassos. Por isso, não basta ser eficaz. Também é preciso ser eficiente.

A eficiência é a relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados. Ser eficaz e simultaneamente eficiente é o grande desafio do marketeer do século XXI, pois, quando os recursos são escassos, ser eficiente é fundamental e, por vezes, o único caminho.

E quando se procura eficácia e eficiência na comunicação é preciso utilizar os meios que permitam veicular uma mensagem com sucesso a uma audiência qualificada. Estudos internacionais demonstram que os consumidores confiam mais na publicidade quando esta surge em jornais e nos seus respectivos websites.

O Diário de Notícias, o Jornal de Notícias e a TSF são marcas fortes e de reconhecida confiança nos seus suportes tradicionais e cada vez mais nas suas versões digitais, quer websites ou aplicações para telemóveis e tablets

É isso que mostramos todos os dias a todos aqueles que confiam a sua mensagem aos nossos meios: a nossa eficácia e a nossa eficiência.

Alexandre Nilo Fonseca
director-geral de Marketing da Controlinveste Media, membro da direcção da International Newsmedia Marketing Association (INMA)

quinta-feira, 03 novembro 2011 11:02

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