Prémios Eficácia da Comunicação

A Eficácia de um meio "Out-of-Media"

Pedro Jacques de SousaJá não é novidade o clima de pressão que se vive, na busca de melhores soluções e inovação que permita obter-se o mesmo com menos, ou mais com o mesmo. As empresas debatem-se diariamente no esforço para a busca de melhor eficiência sobre os seus gastos de media.

O tradicional plano de lançamento ou promoção de uma marca ou produto, combinando os meios TV, Outdoor, imprensa, etc, são habitualmente a receita escolhida, e a que se acrescenta um suporte continuado após a fase inicial, são sem dúvida um investimento muito considerável.

quinta-feira, 10 novembro 2011 09:58

As empresas que dispõem da sua frota logística, seja própria ou com gestão exterior, conseguem encontrar aqui um complementar meio de comunicação, para suportar os seus lançamentos, promoções ou simplesmente comunicação institucional, usando a sua frota como uma plataforma de comunicação móvel Outdoor.

Hoje é possível instalar nas laterais dos camiões, perfis adaptados a receber uma lona com a comunicação pretendida, num sistema que não exige a imobilização da frota, e com uma mudança de imagem e comunicação em menos de 15 minutos. O sistema permite recuperar vagas anteriores de promoção, ou comunicação institucional. Tratando-se de um espaço 'próprio', a marca pode escolher o período da sua comunicação e a sua substituição, no momento que quiser e durante quanto tempo quiser, sem ter de 'negociar' espaço, seja em valor, seja em período, nem estar sujeito às datas ou mesmo horas dos ciclos dos meios. A sua marca, impressa nas lonas a afixar, impacta pela sua dimensão e movimento, sendo visualizadas por todo o público que circula nas ruas e estradas. Os camiões logísticos, atuam ainda nas suas principais zonas de influência, onde se deslocam para entregar os seus produtos.

As economias de custos são consideráveis, pois após a instalação do sistema de perfis, o espaço é propriedade da própria marca, tendo que suportar apenas a produção da campanha pretendida, podendo durar o tempo que se pretender. E ainda com a vantagem de poder repetir campanhas, reutilizando produções anteriores.

O recente estudo realizado pela STRADA em Setembro de 2011 em Inglaterra, para a cadeia

Sainsbury's, veio comprovar a eficácia deste suporte, comparando a publicidade estática com a móvel, cobrindo períodos de 2, 4, 6 e 8 semanas, analisando a cobertura, frequência e OTS.

Se em termos de frequência e OTS a publicidade estática se mantém sobreposta à móvel, em termos de cobertura, a móvel ultrapassa a estática a partir da 4ª semana, sendo que o período de duração é da decisão da marca, não tendo de estar submetida à sua capacidade dos investimentos em espaço.

Já em termos de custo por contacto, e custo por cobertura, a publicidade móvel, supera a estática, logo a partir da primeira semana, sendo consistentemente inferior.

Este novo suporte, demonstra-se eficaz com muito menos custos.

Pedro Jacques de Sousa
PDG Impression Maroc
Traxx Licency

quinta-feira, 10 novembro 2011 10:02

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