Fibra

A missão da CE4BLIND é combater a infoexclusão dos invisuais

O INESC Tecnologia e Ciência (INESC TEC) divulga agora o projeto CE4BLIND, uma parceria com Universidade do Texas, em Austin, e da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO). Trata-se de uma plataforma online móvel com uma única missão: permitir a inclusão dos invisuais na sociedade digital.

quinta-feira, 02 abril 2015 12:07
A missão da CE4BLIND é combater a infoexclusão dos invisuais

O projeto CE4BLIND (Context Extraction for the blind using computer vision), integra os dispositivos tecnológicos mais atuais, tais como câmaras miniaturizadas, o SmartEyeGlass, smartphones e outros aparelhos, para o apoio inteligente da população invisual e para melhorar a perceção destes sobre o mundo real.

Sobre as funcionalidades da plataforma, João Barroso, investigador do INESC TEC e docente na UTAD, enumera "a leitura automática de texto de livros, revistas, ementas de restaurantes ou o reconhecimento de embalagens alimentares, com recurso a técnicas de visão por computador".

A plataforma será concebida com uma interface natural, não invasiva, usada por este grupo de utilizadores de uma forma adaptada às suas características e limitações, sem necessidade de alterar hábitos e rotinas.

A ACAPO vai ainda disponibilizar os recursos humanos para a realização de testes extensivos com a plataforma digital móvel.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

bt nl

2050.Briefing

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing