Fibra

Um terço dos portugueses nunca utilizou a internet

Palavras de Ana Cristina Neves, diretora do departamento da Sociedade de Informação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que afirma que mais de 30% dos portugueses nunca acedeu à internet. Esta e outras conclusões foram apresentadas na sessão plenária "Media Literacia no mundo digital", sobre a educação para os media e conduta na era digital.

segunda, 20 abril 2015 10:53
Um terço dos portugueses nunca utilizou a internet

Uma percentagem que, de acordo com a profissional, está muito acima da média europeia, situada nos 18%. Ana Cristina Neves explica que vivemos num "ecossistema de informação completamente novo" e por isso é importante saber o que deve ser feito para que esse ecossistema seja equilibrado, nomeadamente no âmbito da democratização da informação.

Já Eulália Pereira, representante do projeto Media Digitais da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), refere que faz parte da missão do regulador português "poder garantir aos consumidores de conteúdos que determinada plataforma está a ser regulada" enquanto meio de comunicação social.

Da lista de tópicos em discussão estiveram também a necessidade de adaptação de comportamentos à informação disponível online, a publicação de conteúdos na Web e respetivas consequências, a segurança, o trabalho dos jornalistas e a pirataria.

O 3.º Congresso Literacia, Média e Cidadania foi organizado pela ERC, em colaboração com a Comissão Nacional da UNESCO (CNU), o Conselho Nacional de Educação (CNE), a Direção-Geral da Educação, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS), a RTP, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Universidade do Minho (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade).

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

segunda, 20 abril 2015 11:04

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing