Fibra

Sabe quais são as cidades mais “smart” de Portugal?

Lisboa, Oeiras, Porto e Bragança são as cidades mais inteligentes do país. Uma conclusão do estudo "Portuguese Smart Cities Index 2015", produzido pela IDC em parceria com a NOVA IMS, que estabelece um ponto de referência para o desenvolvimento futuro das cidades com base nos vetores de estratégia, processos, cultura, tecnologias e dados.

terça, 26 maio 2015 11:58
Sabe quais são as cidades mais “smart” de Portugal?

Aqueles quatro municípios lideram o ranking, destacando as políticas, estratégia e projetos implementados relativos ao governo, edifícios, mobilidade, energia e serviços inteligentes (Vetores de Inteligência). Com exceção do Porto, que está na média, as cidades de Lisboa, Oeiras e Bragança apresentam uma performance económica, demográfica e de utilização das TIC acima da média (Forças Motrizes).

Além das cidades top, o estudo da IDC agrupou os restantes municípios em duas categorias: Competidores e Seguidores. Na primeira, incluem-se todos aqueles que praticamente acima da média em políticas, estratégia e projetos na área das cidades inteligentes. Já a segunda engloba todos os que estão abaixo da média tanto nos vetores como nas forças.

Os municípios competidores são então Guimarães, Coimbra, Viana do Castelo, Barcelos, Cascais, Aveiro, Oliveira de Azeméis, Matosinhos, Leiria, Faro, Braga, Évora, Funchal, Valongo e Loulé.

Por sua vez, a lista de cidades seguidoras integra Maia, Póvoa do Varzim, Vila Noiva de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Loures, Almada, Palmela, Vila Real, Sintra, Portimão, Torres Vedras, Santarém, Viseu, Seixal, Odivelas, Castelo Branco, Ponta Delgada, Santo Tirso, Barreiro, Setúbal, Olhão, Amadora, Guarda, Santa Maria da Feira, Gondomar, Beja, Caldas da Rainha, Vila Franca de Xira, Moita, Paredes e Covilhã.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing