Fibra

Em 2020 haverá 6,1 mil milhões de smartphones ativos

Quem o diz é o mais recente "Mobility Report" da Ericsson, que conclui que as subscrições de smartphones vão duplicar até 2020, o que corresponderá a 70% da população mundial, e 90% dos utilizadores estarão cobertos por redes de banda larga móvel.

quinta-feira, 04 junho 2015 13:02
Em 2020 haverá 6,1 mil milhões de smartphones ativos

Nas regiões em desenvolvimento, o crescimento provém de novas subscrições, à medida que os smartphones apresentam preços mais acessíveis, o que significa que quase 80% das novas subscrições de smartphones até 2020 vão verificar-se na Ásia Pacífico, Médio Oriente e África.

A utilização de dados móveis por smartphone na América do Norte irá aumentar, em média, de 2,4 GB hoje para 14 GB até 2020. Por isso, Rima Qureshi, vice-presidente sénior e Chief Strategy Officer da Ericsson, diz que "este enorme crescimento na tecnologia móvel avançada e na utilização de dados, impulsionada por uma vaga na conectividade móvel e pela adoção de smartphones, vai fazer com que a atual revolução de Big Data seja encarada tal como foi a chegada da disquete".

Acrescenta a responsável que esta transformação em grande escala dará "um abrangente conjunto de oportunidades para operadores de telecomunicações e outras empresas captarem novas fontes de receitas". No entanto "requer igualmente um maior enfoque numa oferta com eficiência de custos e na abertura a novos modelos de negócio para assegurar a competitividade e a eficiência das empresas".

A Ericsson prevê também que a cada ano e até 2020 o tráfego de vídeo móvel irá crescer a um ritmo de 55% ao ano e representará cerca de 60% de todo o tráfego móvel até ao fim deste período. Uma tendência verificada pelas alterações de comportamento dos utilizadores, que optam por serviços de streaming de vídeo e atribuem-lhe importância em conteúdos online, como as notícias.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

Vídeo

bt nl

Liga-te com o Coração

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing