Fibra

Microsoft aposta em partilha e colaboração em tempo real

O Office 2016 está disponível para teste. Entre as principais alterações destaca-se a introdução da coautoria em tempo real, a possibilidade de anexar ficheiros do OneDrive em emails no Outlook e a integração de ferramentas focadas nas empresas.

terça-feira, 22 setembro 2015 13:07
Microsoft aposta em partilha e colaboração em tempo real

Ao contrário do Office 2013, a nova versão atribui diferentes cores às aplicações, como por exemplo verde para o Excel e azul para o Word, à semelhança da app para iPad. Foi acrescentado um botão de partilha para facilitar o envio dos ficheiros por email, sendo também possível ver a lista de pessoas que acederam ao documento, com notas como "a editar" ou "pode editar".

Outra adição do Office 2016 é a inclusão do Skype dentro das próprias aplicações, para que além da edição conjunta, os utilizadores possam enviar mensagens instantâneas ou realizar chamadas enquanto estão a trabalhar.

A assistente virtual da Microsoft, Cortana, também está presente e compreende comandos como "Mostra-me a agenda do dia". Já nas pesquisas, existe agora a funcionalidade "Smart Lookup" que permite realizar buscas na internet dentro do Word, Excel, PowerPoint ou Outlook, sem abrir um browser. Quanto à navegação dentro das aplicações, a ferramenta Tell Me, ajuda os utilizadores a criar gráficos automáticos e ver os diferentes tipos apenas com uma passagem do cursor.

A Microsoft adicionou a Clutter, que apreende os hábitos do utilizador, percebe quais os emails que este lê e ignora e, eventualmente, coloca estes últimos numa pasta separada. Por sua vez, o Planner permite a organização de tarefas, com deadlines, enquanto a Delve permite ver que tarefas estão os diferentes colegas de trabalho a fazer.

Para a criação de apresentações, o Office 2016 introduz a Sway, que tem como objetivo adaptar o design para browsers e outros dispositivos, com suporte para touch e vídeo.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

bt nl

Liga-te com o Coração

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing