Fibra

Cibernautas nacionais passam 6 horas diárias no online

Uma das conclusões da mais recente análise de tendências online dos portugueses, elaborada pela Hill+Knowlton Strategies em parceria com a GlobalWebIndex. Daquelas 6 horas diárias na web, 1,52 diz respeito ao acesso via smartphone e 1 em cada 3 minutos é passado numa rede social.

quinta-feira, 12 novembro 2015 11:41
Cibernautas nacionais passam 6 horas diárias no online

Em média, os portugueses estão inscritos em quatro redes sociais mas utilizam ativamente apenas duas, sendo que o Facebook é a mais popular (90% dos inquiridos têm conta). De referir ainda que 89% visita-a todos os meses e 65% usa-a ativamente, porém o YouTube regista o maior número de visitantes mensais (90%).

Ainda nas redes sociais, o Facebook Messenger é a aplicação de conversação dominante em Portugal (42%), seguida pelo Skype (22%) e pelo WhatsApp (21%). No entanto, os mais jovens (16-19 anos) preferem o Snapchat (35%).

O estudo refere que mais de um milhão dos cibernautas em Portugal colocam-se invisíveis online através de Virtual Private Networks (VPN). A Hill+Knowlton sugere que esta tendência se verifica para aceder a sites com restrições no trabalho, manter o anonimato ou utilizar plataformas de conteúdo de entretenimento, como o Netflix.

Quanto aos dispositivos, mais de três quartos dos inquiridos têm um smartphone e 55% um tablet. A Samsung é a marca mais popular para mobile, sendo que 31% dos entrevistados afirma ter um modelo da marca e 17% considera comprar um. Já na tecnologia wearable, apenas 3% dos portugueses tem um smartwatch e 2% uma pulseira inteligente.

A maioria dos utilizadores de internet móvel tem entre 16-24 anos e estão ligados, em média, durante 2,16 horas por dia. O second-screening é uma atividade comum: mais de três quartos afirmam que utilizam outro dispositivo enquanto veem televisão, nomeadamente os computadores portáteis (49%) e smartphones (43%).

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing