Fibra

Há 40 scaleups em Portugal. E já angariaram mais de 156 milhões

Os dados são do mais recente estudo do Startup Europe Partnership (SEP), em conjunto com o CrESIT e a Microsoft Portugal. O objetivo é analisar o mercado português no âmbito das microempresas, tendo concluído que cada scaleup nacional (empresa com mais de um milhão de euros obtidos) angariou cerca de quatro milhões de euros, em média.

sexta-feira, 27 novembro 2015 12:21
Há 40 scaleups em Portugal. E já angariaram mais de 156 milhões

Refere a análise que 65% das scaleups portuguesas receberam financiamento nos últimos dois anos (a maioria delas, já este ano) e 75% nasceram depois de 2010 (e 48% depois de 2012). Do estudo conclui-se também que 24 startups atraíram financiamento entre 500 mil e um milhão de euros, o que significa que poderão ser candidatas a scaleups num futuro próximo.

A grande maioria das startups portuguesas (90%), que conseguiram angariar financiamento nos últimos anos, assegurou valores entre um milhão e 10 milhões de euros, o que representa 44% do valor total. Além destas, 8% atraíram entre 20 e 50 milhões de euros, ou seja, 48% do valor total, e 2% financiaram-se entre 10 a 20 milhões de euros.

Diz o SEP que é em Lisboa que se localizam 17 das scaleups portuguesas (42% do total) e acedem à maioria do venture capital (cerca de 60% do valor total). No Porto encontram-se 11 scaleups (28%), tornando-se este o segundo hub do país.

A maioria das scaleups identificadas em Portugal integram a área de software solutions, business analytics e saúde, seguindo-se a educação, serviços empresariais, turismo e mobile.

O SEP não identificou "unicórnios" (startups com um elevado potencial de crescimento em pouco tempo e com uma avaliação de mil milhões de euros) em Portugal, mas um dos exemplos europeus tem origem portuguesa. Trata-se da Farfetch, fundada em 2008 pelo empreendedor português José Neves e com sede em Londres.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

sexta-feira, 27 novembro 2015 15:05

bt nl

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing