Fibra

Viaje na Web (e no tempo), com o Arquivo da FCT

Lembra-se do site da Expo 98? Ou do Euro 2004? São alguns dos exemplos de websites antigos presentes no Arquivo.pt, um projeto da unidade FCCN da FCT que disponibiliza um serviço de pesquisa público e gratuito sobre dados arquivados na Web desde 1996.

quarta-feira, 13 janeiro 2016 11:44
Viaje na Web (e no tempo), com o Arquivo da FCT

Diariamente, é feita uma recolha de 300 publicações selecionadas e, a cada 3 meses, todos os sites sob o domínio .PT são guardados. São ainda preservados sites.org, .com ou .eu. Atualmente, o Arquivo.pt reúne cerca de 2,7 milhões de ficheiros (95 terabytes de informação) e qualquer pessoa pode sugerir endereços.

Só em 2015, o Arquivo.pt recolheu para preservação cerca de 580 milhões de ficheiros e o serviço de pesquisa registou, em média, 3.692 utilizadores por mês (90% novos utilizadores). A equipa responsável pelo projeto lançou ainda uma nova versão, a Fénix, com melhorias de acesso e interoperabilidade do serviço de pesquisa com outros arquivos da web, projetos de investigação ou aplicações web.

Para 2016 os responsáveis pelo Arquivo.pt preveem o desenvolvimento de um protótipo de pesquisa de imagens arquivadas, função requisitada pelos utilizadores. Está igualmente planeado o arquivo de páginas dedicadas às Eleições Presidenciais de 2016, replicando aquilo que já feito nesse sentido para as Eleições Legislativas de 2015.

O Arquivo.pt teve origem no projeto "TUMBA!", realizado na FCUL entre 2001 e 2006. Em 2007 a FCCN lançou o projeto "Arquivo da Web Portuguesa", tendo sido realizada, em 2008, a primeira recolha da web nacional.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

Vídeo

bt nl

2050.Briefing

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing