Diariamente, é feita uma recolha de 300 publicações selecionadas e, a cada 3 meses, todos os sites sob o domínio .PT são guardados. São ainda preservados sites.org, .com ou .eu. Atualmente, o Arquivo.pt reúne cerca de 2,7 milhões de ficheiros (95 terabytes de informação) e qualquer pessoa pode sugerir endereços.
Só em 2015, o Arquivo.pt recolheu para preservação cerca de 580 milhões de ficheiros e o serviço de pesquisa registou, em média, 3.692 utilizadores por mês (90% novos utilizadores). A equipa responsável pelo projeto lançou ainda uma nova versão, a Fénix, com melhorias de acesso e interoperabilidade do serviço de pesquisa com outros arquivos da web, projetos de investigação ou aplicações web.
Para 2016 os responsáveis pelo Arquivo.pt preveem o desenvolvimento de um protótipo de pesquisa de imagens arquivadas, função requisitada pelos utilizadores. Está igualmente planeado o arquivo de páginas dedicadas às Eleições Presidenciais de 2016, replicando aquilo que já feito nesse sentido para as Eleições Legislativas de 2015.
O Arquivo.pt teve origem no projeto "TUMBA!", realizado na FCUL entre 2001 e 2006. Em 2007 a FCCN lançou o projeto "Arquivo da Web Portuguesa", tendo sido realizada, em 2008, a primeira recolha da web nacional.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.