Fibra

Aplicar jogos à vida real? A Ford premeia os melhores

A Ford desafiou os criadores de videojogos a desenvolverem conceitos que pudessem resolver os problemas da vida real em termos de mobilidade urbana, através do concurso "Ford Smart Mobility Game Challenge". E a app vencedora é a Jaunt, uma solução que procura aliviar os congestionamentos através da criação de rotas alternativas de viagem.

sexta-feira, 26 fevereiro 2016 11:53
Aplicar jogos à vida real? A Ford premeia os melhores

Desenvolvido por Ilya Zarembsky e Betsy Medvedovsky, em Nova York (EUA), a app Jaunt permite aos utilizadores criar viagens e juntar-se a outras criadas por terceiros para se alcançarem viagens mais rápidas ou rotas mais cénicas. A partilha de viagens, a utilização de modos diferentes de tráfego e a motivação dos viajantes no recurso a rotas alternativas poderá ajudar a aliviar a pressão nas vias de circulação principais e a melhorar o fluxo de tráfego em áreas citadinas. Foi premiada com o prémio máximo de 10 mil euros.

No 2.º lugar ficou a app SelfieGo, projetada para tornar as viagens de bicicleta ou a pé mais atraentes. Desenvolvida na Escócia, a aplicação recorre a um mapa com ativação via GPS, que mostra o caminho ideal para tirar selfies junto às principais atrações das cidades, permitindo aos utilizadores partilhá-las nas redes sociais.

A fechar o pódio ficou a app alemã "Flux", que transforma os engarrafamentos num jogo, incentivando os condutores a manter uma velocidade constante, com recurso a gráficos projetados no para-brisas, ajudando o tráfego a movimentar-se de modo mais suave, ao mesmo tempo que previne os acidentes.

"Os responsáveis pelo desenvolvimento de jogos têm um histórico impressionante no modo como criam novas formas de olhar para os problemas do mundo real, alcançando novas soluções, e é exatamente isso o que pretendíamos encontrar no 'Ford Smart Mobility Game Challenge'", afirma Ken Washington, vice-presidente da área de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

sexta-feira, 26 fevereiro 2016 11:59

bt nl

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing