Fibra

Até 2018, a Internet das Coisas vai ultrapassar os smartphones

Quem o diz é o Mobility Report da Ericsson, segundo o qual a Internet das Coisas (IoT) deverá ultrapassar os telemóveis enquanto categoria com o maior número de equipamentos conectados até 2018. Segundo a tecnológica, dos 28 mil milhões de dispositivos conectados até 2021, aproximadamente 16 mil milhões serão IoT.

quarta-feira, 01 junho 2016 12:39
Até 2018, a Internet das Coisas vai ultrapassar os smartphones

A Europa Ocidental lidera esta tendência. Pelas estimativas da Ericsson, o número de equipamentos IoT neste mercado vai crescer 400% nos próximos cinco anos, reforçado por requisitos regulatórios associados, como a utilização de contadores inteligentes e a procura por automóveis conectados, por exemplo.

"A IoT está a acelerar à medida que se verifica uma redução dos preços dos dispositivos e ao surgimento de várias aplicações inovadoras. A partir de 2020, a implementação comercial das redes 5G irá oferecer capacidades adicionais que são verdadeiramente críticas para a IoT, como a rede de múltiplas configurações e a capacidade de ligar exponencialmente mais equipamentos do que atualmente é possível", explica Rima Qureshi, vice-presidente senior e chief strategy officer da Ericsson.

Apesar desta tendência, as subscrições de smartphones continuarão a aumentar, e deverão ultrapassar as dos telefones mais básicos já no terceiro trimestre deste ano. Até 2021, essas subscrições irão duplicar, passando de 3,4 mil milhões para 6,3 mil milhões.

No âmbito do uso de dados móveis em smartphones, este cresceu 127% em apenas 15 meses (2014-15). Num período de quatro anos (2011-15) houve um decréscimo de 50% no tempo que cada adolescente passa a ver TV ou vídeo num ecrã de televisão, e um aumento de 85% nas visualizações de TV e vídeo num smartphone.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

bt nl

Liga-te com o Coração

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing