Fibra

Loka: o sistema de localização de ativos 100% nacional

A portuguesa Thought Creator desenvolveu uma solução capaz de localizar geograficamente pessoas, controlar temperatura e movimento de forma autónoma, durante vários meses. Chama-se Loka e está a ser testada por atletas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

sexta, 19 agosto 2016 10:41
Loka: o sistema de localização de ativos 100% nacional

Este dispositivo tem uma componente de geolocalização com recurso a informações obtidas de redes WiFi e da própria rede SigFox (sem GPS), sensores de temperatura, movimento e magnético. Está também presente um botão de alerta para casos de emergência.

O protótipo da Loka está a servir três participantes nos Jogos Olímpicos Rio 2016: o esgrimista Astrid Guyard, o tenista Michael Jeremiasz e Guy Ontanon, treinador do velocista Jimmy Vicaut. Durante os Jogos, os três têm sido rastreados pelo sistema, comunicando a posição "através dos identificadores das redes WiFi e das redes SigFox que os rodeiam e a intensidade do sinal que recebe", diz Thomas Nicholls, diretor de Comunicações da SigFox.

Pedro Moscoso, CTO da Thought Creator, afirma que "operacionalmente o projeto está a correr bem e os resultados são bastante animadores, mas só depois do fim dos Jogos será possível avaliar junto dos atletas o impacto da utilização do dispositivo no seu desempenho durante a competição".

O Loka pode ainda ser combinado com um sistema de gestão na cloud, que permite gerir e monitorizar milhões de dispositivos. 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing