Foresight

Mais inovação no móvel digital

Diogo Queiroz de Andrade, Consultor de Media, Produtor de Conteúdos e Jornalista A nova app do New York Times mostra que até os títulos mais instalados podem inovar na resposta às necessidades dos leitores.

terça-feira, 08 abril 2014 09:52

O New York Times, apesar de liderar o mercado de assinaturas digitais, tem sido lento a responder às necessidades dos seus leitores. Agora deu um passo fundamental para recuperar o tempo perdido no tráfego móvel, com uma aplicação brilhante de tão simples e intuitiva. Chama-se NYT Now e consiste num briefing constantemente atualizado das notícias mais relevantes. Está dividido em três áreas chave: feed noticioso com notícia resumida e link para o nytimes.com, curadoria de notícias de outros produtores de conteúdos e uma área para artigos guardados. É, se quisermos, um twitter noticioso personalizado pelos editores do New York Times, o que tem um certo estilo. Mais do que estilo, tem uma garantia de qualidade que se estende da marca-mãe e a enquadra no mercado.

Mas as novidades não se ficam por aí. O NYT aderiu à lógica das newsletters personalizadas, como tão bem faz a Quartz, e lança dois briefings de informação diários - um de manhã cedo e outro mais virado para leituras longas ao fim do dia. Pelo meio ainda edita duas sugestões de leitura à hora do almoço e à meia-noite, estimulando o tráfego para o seu site (onde o utilizador terá de pagar a partir dos 10 artigos lidos por mês). Em falta está a aplicação para Android (por enquanto o NYTNow apenas está disponível para iPhone) e a confirmação de que há mercado para pagar por este serviço.

Isto é o New York times a responder às necessidades óbvias do mercado: crescente consumo móvel, informação mais simples e adaptada às horas de leitura, agregação de conteúdos da concorrência. São requisitos essenciais para quem queira triunfar no mercado das notícias digitais, mas em Portugal ainda nenhum meio de comunicação os aplica. Até quando?

bt nl

2050.Briefing

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing