@home

"A Última Ceia" faz parte da HISTÓRIA

A Semana Santa está aí à porta e, como já tem sido habitual, o canal HISTÓRIA apresenta “A Última Ceia”, um programa dedicado à reinterpretação gastronómica da ceia de Jesus Cristo com os apóstolos. O menu desta nona edição foi elaborado pelo chef Bertílio Gomes e pode ser encomendado.

sexta-feira, 26 março 2021 11:24
"A Última Ceia" faz parte da HISTÓRIA

Tártaro de beterraba com grão e ervas amargas; lentilhas com queijo de cabra, tomate confit e kale; favas e trigo em pétalas de cebola assada; morcela vegetal; tártaro de carapau com figos secos e amêndoas; sorvete de vinho tinto com especiarias e frutos vermelhos, e rabanada de folar da Páscoa são as opções que compõe o menu, o qual foi idealizado para ser degustado à mão. Todos os petiscos serão acompanhados de pão ázimo.

“Esta forma de comer promove a convivialidade e a partilha entre os convivas e está muito enraizada na nossa cultura, à semelhança de todos os países de influência mediterrânica. O critério de escolha dos ingredientes foi essencialmente os disponíveis nesta época do ano e os referidos nos evangelhos bíblicos, que refletem os hábitos alimentares da época, tais como o pão ázimo, o vinho, o grão, as favas, as lentilhas, o figo e as ervas. Acabei por colocar também um petisco de peixe, por ser um elemento tradicional e refletir a cultura portuguesa", explica Bertílio Gomes.

O programa “A Última Ceia” foi gravado na Taberna Albricoque, em Lisboa, e vai ser emitido no canal HISTÓRIA, entre 26 de março e 4 de abril, às 22h10. Em paralelo à emissão do especial, o chef disponibilizará, no mesmo restaurante, o menu de petiscos, para take away ou delivery, durante a Semana Santa. As encomendas devem ser feitas por telefone ou e-mail, no dia anterior.

“Estou completamente convicta de que o chef Bertílio Gomes trouxe a este projeto uma abordagem muito interessante, original e surpreendente, com uma confeção imaculada, cheia de sabores, combinando tradição e história, sem desrespeitar a sua ligação à terra e ao sul de Portugal, mas também assente na atualidade. Devido à situação pandémica que vivemos atualmente, foram muitas as empresas que tiveram de se reinventar e inovar e o nosso projeto “A Última Ceia” não foi exceção! Este ano, foi transformado num take away premium e segue as novas tendências de uma alimentação mais saudável”, afirma a diretora-geral do The History Channel Ibéria, Carolina Godayol.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

bt nl

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing