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Marktest: As Figuras Públicas e as Marcas em Portugal

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As Figuras Públicas e as Marcas em Portugal é o novo estudo do Grupo Marktest, que contempla informação sobre a opinião dos portugueses relativamente às figuras públicas nacionais e analisa a sua participação em campanhas de publicidade na Tv em 2010. 
terça, 22 fevereiro 2011 12:56


Para a análise de campanhas de publicidade na TV em 2010, foi integrada informação produzida pela MediaMonitor-Grupo Marktest, nomeadamente indicadores como número de inserções, investimento a preço de tabela, duração da exposição e GRPs (audiência) por personalidade e marca associada, para campanhas realizadas em televisão ao longo de 2010.

“Os objectivos principais deste estudo são os de conhecer a imagem que os portugueses têm das figuras públicas nacionais, a sua opinião acerca das principais características destas personalidades e a sua associação à publicidade”, explica em comunicado a Marktest.

Entre as conclusões deste primeiro relatório, a empresa de estudos de mercado avança alguns exemplos. Cristiano Ronaldo obteve o maior índice de notoriedade espontânea, mas José Mourinho ocupa essa posição entre mulheres e classe alta e média alta, enquanto que em notoriedade total (espontânea + sugerida), Luís Figo ocupa o primeiro lugar. Homens e residentes na Grande Lisboa põem Cristiano Ronaldo nessa posição, enquanto residentes no Grande Porto colocam José Mourinho e residentes no Sul, a apresentadora Fátima Lopes.

Além disso, o estudo avança que os Portugueses identificam Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho como os actores preferidos e João Manzarra como o apresentador de TV que mais gostam.

Outra das conclusões do relatório da Marktest aponta a credibilidade e a honestidade como os atributos pessoais que os portugueses mais valorizam para a participação de figuras públicas em campanhas publicitárias ou de sensibilização social. A par disso, a apresentadora Fátima Lopes foi mais referida na associação à publicidade, especialmente a sectores como distribuição, higiene para o lar, lácteos ou farmacêutico.

Segundo a Marktest, em 2010, a participação de figuras públicas em campanhas de Tv representou 18.4% do investimento publicitário a preços de tabela. A Meo foi a marca que mais inserções publicitárias colocou com figuras públicas e a L’Oreal foi a marca que maior volume de investimento alocou a esta publicidade, enquanto que a Portugal Telecom e a Modelo Continente Hipermercados foram os anunciantes que mais apostaram em figuras públicas nas suas campanhas de TV. O quarteto Gato Fedorento foi o mais presente em campanhas de TV, mas Cláudia Vieira foi a personalidade que mais audiência captou nas suas participações em publicidade.

Como referido anteriormente, O estudo As Figuras Públicas e as Marcas em Portugal contempla o tratamento e análise de duas fontes de dados: aferição da opinião dos portugueses sobre figuras públicas, realizada através de um estudo de opinião junto de portugueses com 15/64 anos, residentes em Portugal Continental, com uma amostra constituída por 1151 entrevistas, representativa da população portuguesa, considerando género, idade e região, e recolha online através de um questionário de auto-preenchimento, entre os dias 21 de Novembro a 12 de Dezembro de 2010; e análise da participação em campanhas publicitárias, realizada com recurso a dados da MediaMonitor, que codificou cada nova campanha de Tv de acordo com a presença de figuras públicas, tendo-se utilizado o software MMW/Videotrack para as várias análises disponíveis neste estudo.

Fonte: Marktest

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