Marketing

APAP renova imagem e estatutos

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A Associação Portuguesa das Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing (APAP) decidiu rever os estatutos, alterar a sua identidade visual e denominação social, procurando agregar toda a indústria da comunicação e centralizando dados dos vários associados.
terça-feira, 22 março 2011 11:27


Susana Carvalho, presidente da APAP, explica que “estas mudanças espelham, na sua essência, a evolução que o mercado sofreu na última década”, acrescentando que “a amplitude crescente da disciplina ‘publicidade’, com o seu âmbito global de intervenção mas também com todas as novas e diversificadas áreas de especialidade que tem vindo a surgir, tornaram necessária uma renovação na Associação”.
 
Procurando uma maior representatividade, a APAP reúne, pela primeira vez, indicadores de todos os seus associados. As conclusões retiradas aquando da construção do ranking revelam um cenário preocupante, transversal às várias disciplinas, no qual nem as áreas emergentes de digital e activação “escapam” a uma perda de valor para o mercado, situada na ordem dos 9%. O ranking revela ainda uma queda de 59,3% em EBIDTA e o decréscimo de 1,5% no número de colaboradores das agências associadas.

“Até aqui, outros modelos de análise têm vindo a basear as suas conclusões em variáveis pouco representativas, deixando de fora indicadores que consideramos mais fidedignos, como o volume de negócios, o EBIDTA ou a estrutura humana”, explica Susana Carvalho. “Ao permitir realizar comparações entre Associados da mesma área e entre todos, acreditamos na relevância desta ferramenta para a caracterização da realidade vivida pelos profissionais da comunicação”, acrescenta.

O novo logótipo da APAP foi oficialmente adoptado e desenvolvido pela Tux & Gill, depois da associação ter lançado um desafio a todos os seus associados.

“Estas novidades vêm reforçar o papel construído pela APAP, nas últimas quatro décadas, no desenvolvimento sustentável da actividade empresarial. Representada, de forma coesa, a Associação mantém-se orientada para o objectivo transversal de dignificar a indústria da publicidade, da comunicação e do marketing”, remata Susana Carvalho.

Fonte: GCI

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