×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 87
Marketing

Turistas estrangeiros elegem Portugal como destino

TP
A actividade turística continua a crescer em Portugal. No primeiro semestre o número total de dormidas evoluiu 8,8 por cento (para 17,1 milhões), com destaque para o desempenho dos mercados externos, que acrescentaram 1,4 milhões de dormidas aos valores de 2010.
quinta, 11 agosto 2011 12:15


O mês de Junho de 2011 foi o melhor Junho de sempre para as dormidas de turistas estrangeiros, que ultrapassaram os valores recorde de 2007.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, o comportamento positivo dos estrangeiros no semestre (+ 13,9 por cento) verificou-se em todas as regiões do país, na generalidade com crescimentos de dois dígitos.

Os maiores contributos vieram do Reino Unido, mercado que aumenta 19,7 por cento (mais 465 mil dormidas) e progride em todas as regiões, em particular no Algarve (responsável por 70 por cento deste valor).

França (mais 146 mil dormidas), Alemanha (mais 119 mil) e Espanha (mais 102 mil) também se destacam. O mercado espanhol cresce em todas as regiões, mas sobretudo abaixo do Tejo e nas Ilhas, onde se concentrou mais de 75 por cento deste aumento.

Os turistas brasileiros continuaram a preferir Portugal nas suas férias, gerando mais 87,5 mil dormidas do que no primeiro semestre de 2010, um aumento de 24,5 por cento. Mais de metade deste crescimento concentrou-se na região de Lisboa.

As dormidas de turistas nacionais retomaram a linha de crescimento em Junho (mais 4,7 por cento), o que perspectiva um crescimento nos próximos meses de Verão pela concentração de férias nesta altura do ano.

Os proveitos turísticos atingiram 800 milhões de euros no primeiro semestre, uma variação de + 6,5 por cento face ao mesmo período de 2010. Lisboa, Madeira e Algarve foram as regiões onde os proveitos mais cresceram, contribuindo com mais 43,7 milhões de euros no seu conjunto.

Os turistas escolheram a oferta hoteleira mais qualificada nas suas estadias, preferindo dormidas em hotéis, hotéis-apartamentos e pousadas e, sobretudo, nas unidades 5 estrelas. Nos hotéis com esta classificação o aumento foi de 35,5 por cento em Junho.

Fonte: LPM

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing