Marketing

Barbot aposta na comunicação digital

Barbot aposta na comunicação digital

A estratégia de comunicação da Barbot assenta cada vez mais no digital, na convicção de que é preciso estar onde os consumidores estão. A criação de uma página no Facebook e a abertura de uma loja online são a face visível dessa aposta. Cristina Veríssimo, directora de Marketing, explica ao Briefing o novo posicionamento da marca.

segunda-feira, 05 dezembro 2011 10:16

 

O que está subjacente à nova estratégia de comunicação da Barbot?

Trata-se de uma consolidação do posicionamento da Barbot no universo da decoração (em particular no segmento do Do It Yourself), através de uma forte estratégia de comunicação digital que visa estabelecer uma maior aproximação ao consumidor final.

Esta estratégia teve como base uma aposta nas redes sociais, com o lançamento da nossa página de Facebook e da nova loja online Barbot Change, na medida em que temos verificado uma apetência cada vez maior do consumidor para a mudança da decoração da sua casa e para a sua intervenção no próprio processo de pintura, para pequenos trabalhos, obviamente.

Pintar é a forma mais rápida e prática para mudar a decoração da casa e a tinta e a cor têm a capacidade de traduzir em cada ambiente a nossa visão do espaço e a nossa personalidade.

Estamos convictos de que estes são argumentos cada vez mais válidos para o consumidor final e, numa altura em que tanto se fala de crise, a tinta é, sem dúvida, a solução ideal para "mudar a casa sem ter de mudar de casa".

Mas, para além desta aposta no universo online, a nossa estratégia de marketing centrou-se ainda na introdução no mercado de produtos inovadores, direccionados quer para o segmento das tintas decorativas (como por exemplo a tinta magnética Barbot Íman; a gama de 19 tons Barbot Spicy e a tinta dourada e prateada Barbot Glamour Silver e Gold), quer para o segmento profissional.

Neste último segmento destacamos as soluções de reabilitação e isolamento térmico e acústico (Sistemas Barbotherm e Barbotherm Cork), a gama de pavimentos (onde para além das tintas, se incluem os pavimentos autonivelantes), bem como os produtos para a indústria metalomecânica pesada e ligeira, cujo leque de soluções se tem alargado significativamente nestes últimos dois anos.

 

Como é comunicar num mercado em que outras marcas de tintas são cada vez mais proactivas?

Num mercado tão concorrencial e proactivo como o das tintas, a estratégia de marketing e de comunicação deve ser totalmente adaptada às reais necessidades de um mercado ávido por soluções técnicas cada vez mais avançadas e em constante mudança.

É também fundamental estabelecer uma relação de proximidade e confiança com os vários intervenientes nos processos de compra e decisão dos nossos produtos, desde os profissionais de pintura, passando pelos arquitectos e decoradores, pelos revendedores dos nossos produtos ao consumidor final.

Para responder a todos estes desafios, temos investido cada vez mais em I&D, bem como em soluções inovadoras e de valor acrescentado que permitam diferenciar a Barbot das marcas concorrentes.


Essa estratégia passa pelo online. Como se concretiza?

Sim, sobretudo, no que diz respeito ao consumidor final. Sabemos que actualmente a Internet é uma das principais, se não a principal, fonte de informação do consumidor. Sobretudo no que concerne a compras mais pensadas, como a decoração da casa. O consumidor gosta de pesquisar as alternativas do mercado, recolher opiniões, revisitar vezes sem conta as suas opções e a internet é o meio mais prático e cómodo de o fazer.

E por isso, com base nessa apreciação, este ano decidimos lançar a loja online Barbot Change. Trata-se de um projecto, pioneiro no sector português das tintas, que apresenta uma nova abordagem ao mercado através do alargamento da nossa rede de vendas para o ambiente digital.

Ao criarmos este projecto quisemos proporcionar ao consumidor um novo serviço, rápido e seguro, assente na possibilidade de poder analisar com calma, no conforto de sua casa, todos os tons disponíveis. Quisemos proporcionar a liberdade de procurar e escolher a qualquer hora do dia, quanto tempo necessário, quantas vezes necessárias. A confiança de receber o catálogo em casa, com tons em tinta depositada e as amostras. A rapidez na entrega das tintas. O pagamento simples e seguro.

Para além deste aspecto, a loja online disponibiliza uma gama de 77 tons decorativos reunidos num catálogo físico (com tinta depositada) que pode ser pedido gratuitamente online.

Fonte: Briefing

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing