Marketing

Madrid já tem logo para Olímpicos de 2020

Madrid já tem logo para Olímpicos de 2020

Os cinco arcos da Porta de Alcalá, em Madrid, simbolizando os cinco aros olímpicos, são o elemento principal do logótipo da terceira candidatura madrilena aos Jogos Olímpicos. A imagem, apresentada hoje, é da autoria de um jovem aragonês, Luis Peiret Arasanz, vencedor do concurso aberto a estudantes superiores de design.

segunda, 30 janeiro 2012 13:13


A concurso, cujo prémio foi uma bolsa de estudos no valor de seis mil euros, estava uma imagem que cumprisse os critérios do Comité Olímpico Internacional e que fosse "original, facilmente identificável e representativa do espírito de Madrid". Poderia inspirar-se em traços históricos, geográficos ou culturais da cidade, procurando harmonizar estes aspetos vitais com os valores e o espírito olímpicos".

O logótipo foi apresentado hoje em Madrid, numa cerimónia em que estiveram presentes a presidente da câmara municipal, Ana Botella, e o secretário de Estado do Desporto, Miguel Cardenal. "Madrid abre a Porta de Alcalá" foi o mote do evento. Foi também apresentado o site da candidatura, que deverá estar a funcionar em pleno até ao final do dia.

Apesar de ter ganho o concurso, o logo não é consensual: é que um dos arcos está pintado a cor-de-rosa e não preto, que no símbolo olímpico representa o continente africano.

Inscrita nos arcos está a referência à candidatura, com a letra m e os algarismos 2 e 0, numa alusão a Madrid e ao ano, mas há outra leitura desta inscrição: no Twitter há comentários de que se trata dos algarismos que formam 20020...

Esta é a terceira vez que a capital espanhola tenta ser anfitriã dos Jogos Olímpicos: já se havia candidato aos de 2012 e aos de 2016, tendo perdido pra Londres e para o Rio de Janeiro, respetivamente. Concorre agora com Roma, Doha, Baku, Tóquio e Istambul.

Fonte: El País

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing