Marketing

Alenquer quer tornar-se uma marca

Alenquer quer tornar-se uma marca

Está aberto um concurso nacional para a criação do logótipo do município de Alenquer. A iniciativa está inserida no processo de criação da marca "Alenquer, Presépio de Portugal", e é explicada ao Briefing por Pedro Folgado, chefe de gabinete do presidente da Câmara de Alenquer.

terça-feira, 31 janeiro 2012 13:49

 

 

Até dia 15 de março, a Câmara recebe as propostas individuais ou em grupo para a criação da marca que deve ter em conta o "pendor vitivinícola, a localização estratégica e a sua riqueza histórica, arquitectónica, natural e arqueológica" do município.

O premiado receberá 1000 euros e uma noite de alojamento para duas pessoas na Quinta do Covanco, em Alenquer.

Briefing | Porquê criar a marca "Alenquer"?

Pedro Folgado |
A criação da marca "Alenquer, Presépio de Portugal" é uma medida integrada num plano estratégico mais abrangente e que visa a promoção da imagem integrada de Alenquer. Este município tem um conjunto de mais-valias e vantagens competitivas diferenciadoras que queremos divulgar e consolidar. Queremos valorizar os produtos e serviços do município e fortalecer, numa primeira fase, o relacionamento afetivo com os munícipes e, numa segunda fase, com potenciais investidores, visitantes e consumidores de produtos de Alenquer. Pelo que, para o efeito, a criação da marca parece-nos vital. O concelho de Alenquer tem produtos e serviços de qualidade, mas falta-lhe uma marca forte e o respetivo brand management. Esta é uma tentativa de solucionar essa lacuna e de afirmarmo-nos no mercado enquanto município de excelência.

Briefing | É com ações deste género que os municípios ganham mais visibilidade?

PF |
Os problemas complexos, por norma, não se resolvem com medidas circunstanciais. E a criação da marca "Alenquer, Presépio de Portugal" não é uma medida isolada. É uma medida que, no âmbito do plano referido anteriormente e que em conjunto com outras ações, ajudarão a potenciar as vantagens competitivas do município de Alenquer.

A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. É o que estamos a tentar fazer. Alenquer dispõe de um conjunto de benefícios emocionais e funcionais que carecem de associação e divulgação. Queremos pois posicionar-nos no mercado e comunicar os elementos que nos diferenciam dos restantes concelhos.

Neste sentido, a criação da marca facilitará o consumidor a identificar um conjunto de produtos/serviços e diferenciá-los da concorrência, bem como a fidelizá-los.

Fonte: Briefing

bt nl

2050.Briefing

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing