Marketing

Redes sociais com mais peso entre as marcas

Redes sociais com mais peso entre as marcas
A importância das redes sociais para as marcas está a crescer: é o que atesta o estudo GlobalWebIndex6 (GWI 6), hoje divulgado e de acordo com o qual 59 por cento dos utilizadores de internet a nível global visitaram o site de uma marca no último mês e 24 por cento visitaram o perfil da marca numa rede social.

segunda, 06 fevereiro 2012 12:26

A preferência pela interação com as marcas através das redes sociais é ainda mais evidente em mercados como a Indonésia e as Filipinas, considerados emergentes no que toca ao uso da internet: neles, 50 por cento dos utilizadores visitaram perfis de marcas no último mês.

Ainda por explorar está o micro-blogging, com apenas 13 por cento a seguir as marcas através de um micro-blogue.

O GWI 6 conclui que os consumidores que interagem com as marcas através das redes sociais esperam algo em retorno, nomeadamente descontos, melhor serviço e recomendações personalizadas. Estas expectativas são mais elevadas em mercados como a Argentina, as Filipinas e o Brasil, demonstrando que os consumidores destes mercados estão particularmente recetivos a relacionar-se com as marcas online.

A crescer está também o e-commerce: cerca de 59 por cento dos utilizadores globais de internet fez uma compra online no último mês. Na liderança desta tendência estão mercados como a Coreia do Sul, com 78 por cento, a Alemanha e o Reino Unido, ambos com 72 por cento. Em contraste, a Arábia Saudita é o país com menos adeptos das compras pela net: 27 por cento.

Ao contrário do que acontece no e-commerce, o uso das redes sociais é mais acentuado nos chamados países emergentes – os BRIC. A China lidera, com 84 por cento dos seus internautas envolvidos, pelo menos uma vez por mês, numa rede social, no micro-blogging, na partilha de fotos ou no download de vídeos. Seguem-se a Rússia, o Brasil e a Índia.

O GWI 6 envolveu entrevistas a 122 mil utilizadores de internet em 27 mercados à escala mundial.

Fonte: Ray Media

bt nl

Facebriefing