Marketing

Imagem de Ronaldo vale mais do que a de Messi

Imagem de Ronaldo vale mais do que a de Messi
Cristiano Ronaldo é, em termos mediáticos, o jogador mais valioso do futebol mundial da atualidade. Esta é a conclusão de um estudo desenvolvida pelo IPAM – The Marketing School, que analisou e comparou o valor do craque português ao de Lionel Messi.

terça-feira, 03 abril 2012 12:39

Do ponto de vista do marketing, o potencial de mercado do jogador do Real Madrid está avaliado em 40 milhões de euros/ano, contra os 37 milhões/ano do argentino. Receitas publicitárias, projeção mediática, exposição na Web e palmarés foram algumas das dimensões avaliadas.

No campo da internet, Ronaldo tem mais fãs no Facebook – 42 milhões - do que Messi – 34 milhões -, somando 139 milhões de pesquisas no Google (mais 80 milhões do que "La Pulga"), 212 mil vídeos alojados no YouTube e oito milhões de seguidores no Twitter. O potencial de mercado de Cristiano Ronaldo é também sustentado na projeção social: é referenciado em 205 livros da Amazon (Messi é apenas em 85) e em 2157 artigos científicos – o argentino apenas em 1608. Enquanto Messi surge no 62º lugar no ranking de celebridades da revista Forbes, Ronaldo ocupa a 43ª posição. No que toca a salários, o capitão da seleção portuguesa de futebol, que recebe 13 milhões de euros, supera em um milhão o seu rival da Catalunha.

Mas de acordo com o estudo, Messi consegue bater o craque português em três variáveis: receitas globais, palmarés e exposição mediática. Apenas em direitos de imagem, o argentino recebe, anualmente, 21 milhões de euros, contrastando com os 15 milhões de Ronaldo. Com 18 títulos coletivos conquistados – contra dez do avançado português – e três distinções para a Bola de Ouro da FIFA (2009, 2010 e 2011), contra apenas uma do português (2008), "La Pulga" supera Ronaldo em termos de sucesso desportivo.

Daniel Sá, diretor do IPAM – The marketing School Porto e Aveiro, explica: "A vantagem de Ronaldo face a Messi deve-se, sobretudo, ao estilo irreverente, forte e agressivo do português que contrasta com o perfil mais apagado do atacante do Barcelona". "O percurso de cinco anos no Manchester United e o facto de ter atuado, durante um largo período de tempo, na Premier League – a liga mais visível e rentável do futebol mundial – são outros fatores que ajudaram Ronaldo a potenciar a sua imagem", adianta o especialista em marketing desportivo.

Fonte: Central de Informação

bt nl

2050.Briefing

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing