Marketing

"O que pode o marketing fazer por Portugal?"

 

alt
É esta a grande pergunta que vai pairar sobre a XIIIª Semana nacional de Marketing, a cargo da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing entre os dias 16 e 20 de abril. Nesta edição, pela primeira vez, destacam-se os congressos nas cidades do Porto e Lisboa, bem como a promoção de um roadshow de marketing por diversas universidades do país. O presidente da APPM, Rui Ventura, esteve à conversa com o Briefing em que conta ao promenor tudo sobre esta semana que vai levar o marketing de norte a sul do País.

sexta, 13 abril 2012 07:00

O que pode o marketing fazer por Portugal?

O marketing pode fazer muito pelo País. Uma boa estratégia de marketing pode ajudar a afirmar o País como uma marca diferenciadora, ajudando-o a criar condições para vencer a concorrência internacional. Num primeiro momento é necessário identificar as áreas onde Portugal tem condições para se diferenciar positivamente, e que pode assentar em áreas como a sua geografia, o seu clima, os seus produtos mais competitivos ou a gastronomia. Uma vez identificadas essas áreas, importa definir como as posicionar num contexto de concorrência internacional. Finalmente, há que definir como e em que plataformas comunicar a marca Portugal e os alvos que se pretendem atingir. Tudo isto com consistência pensando a médio e longo prazo. O Marketing  está intimamente ligado às marcas, à gestão empresarial,  às organizações, ao ensino e à sociedade. Acreditamos que estas competências estratégicas e estas ferramentas de gestão têm de ser colocadas ao serviço das causas estruturantes do País. Queremos apresentar soluções que contribuam para a afirmação do nosso posicionamento, e de reconhecimento das nossas marcas, das nossas capacidades específicas e das nossas vantagens competitivas perante o mercado internacional. Queremos fazer acontecer.

Que estratégias vão estar em debate?

Durante a XIIIª Semana Nacional do Marketing vamos abordar temas sectoriais /clusters da actividade económica focados nas soluções para o País. Queremos que dos vários painéis, saia uma espécie de manifesto com o objectivo de pôr em acção as ideias e as soluções apresentadas.

Qual a razão deste ano estar agendado um congresso para Lisboa e Porto?

Queremos estar mais próximos dos nossos associados e sentimos uma forte vontade por parte dos nossos associados do Norte em ter acesso a conteúdos de marketing inovadores e a oradores de excelência. Por isso se chama Semana Nacional do Marketing, porque vamos estar um pouco por todo o País, seja através do Congresso Nacional de Marketing, do evento Leaders Night que será em Lisboa e no Porto ou do roadshow de Marketing APPM que irá estar um pouco por todo o País.

Como vai ser elaborado o roadshow de marketing nas universidades e escolas do país? Quais escolas?

As Universidades e as Escolas são parceiros fundamentais da APPM e nesse sentido lançámos o desafio de, em parcerias com as escolas, organizar encontros de marketing no formato de palestras, workshops e conferências que irão acontecer na semana de 16 a 20 de abril, em diferentes instituições de ensino por todo o País.  Em todos estes locais, iremos ter membros da Direcção da APPM que irão apresentar case-studies centrados em inovação, criatividade e estratégia, sempre ancorados no tema central "O futuro de Portugal através do Marketing".

Lista de escolas: ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Escola Superior de Tecnologia e Gestão- Instituto Politécnico de Leiria, INUAF- Instituto Superior Dom Afonso III - Loulé, Universidade do Algarve- Faro, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e turismo- Portimão, Instituto Superior Miguel Torga- Coimbra, Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão- Vila do Conde, Escola Superior de Tecnologia e Gestão - Portalegre, Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, IADE – Creative University, IPAM – Instituto Português de Administração e Marketing (Lisboa e Porto)

Quais as ações para anunciar esta semana nacional de marketing?

Uma vez que o tema "O futuro de Portugal através do Marketing" é um tema estrutural, de análise ao País e aos seus sectores, desenvolvemos um conceito criativo em torno da ideia de analisar o País à lupa, ou seja, um País em miniatura. Nesse sentido desenvolvemos um vídeo promocional que mostra um País em miniatura. Nesse vídeo contamos com a colaboração da banda Orelha Negra que nos cedeu o tema M.I.R.I.A.M. para o nosso vídeo. Desenvolvemos ainda outros materiais de comunicação: Microsite , posters, anúncios de imprensa, flyers, banners e outros materiais de comunicação, que irão ajudar-nos a promover o evento no nosso website e junto dos nossos parceiros, escolas, sponsors e media partners. Vamos ainda ter vídeos / depoimentos com os oradores do congresso.

Qual o objetivo do novo evento "Leaders Night"?

O evento acontece em Lisboa (dia 19 abril) e Porto (dia 18 abril) e é um formato diferente, mais concentrado onde teremos a oportunidade de ver grandes líderes do Marketing e da Gestão em debate em torno da questão/tema do evento "o futuro de Portugal através do Marketing".

Espera um aumento do número de associados durante a semana?

Sim. Este evento funciona também como uma campanha de angariação de sócios. Este ano mudámos as regras de acesso ao evento. Será um evento de acesso livre, mediante pré-reserva no site mas exclusivo para associados. Quem ainda não é associado, poderá através do mesmo microsite associar-se e participar nos eventos integrados na Semana Nacional do Marketing.

Quais os parceiros associados a este evento?

Temos a contribuição dos nossos sponsors: Continente, EDP e Vodafone e contamos com parcerias com: Sacoor Brothers, Controlinveste, Oje, Meios&Publicidade, Imagens de Marca, Marketeer, Distribuição Hoje, Speaky TV, Expresso e Sic Notícias.

Quem vão ser os oradores do evento? Como foram selecionados?

Os oradores do evento foram selecionados pela Direcção da APPM. Os critérios para essa escolha tiveram a ver com os casos de sucesso das marcas em foco e com a capacidade de storytelling dos oradores. Ainda estamos a confirmar os oradores, mas posso adiantar-lhe que no congresso nacional de marketing iremos ter os painéis: "A Reinvenção dos Media", com Fernando Alvim, "As indústrias Criativas" com Álvaro Covões. Teremos ainda os painéis: "Produção Nacional" , "Dinamizar o consumo com Inovação" e "Uma visão Periférica de Portugal", mas ainda estamos a fechar o núcleo de oradores.

Que espectativas tem para mais uma edição do evento?

Acreditamos que a XIIIª Semana Nacional de Marketing vai ser um sucesso em termos de conteúdos, oradores e temas em debate e esse interesse irá reflectir-se em termos de assistência e participação no congresso.

Fonte: Briefing

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing