Marketing

Bebidas alcoólicas comprometem-se com marketing responsável

Bebidas alcoólicas comprometem-se com marketing responsável
Os principais produtores europeus de bebidas comprometeram-se a adotar práticas de marketing e publicidade responsável. O compromisso, no âmbito da Federação Mundial de Anunciantes (WFA), foi assinado pelo Grupo Carslberg, pela AB InBev, Bacardi, Brown-Forman, Diageo, Heineken, Pernod Ricard e SAB Miller.

segunda-feira, 16 abril 2012 11:01

Ao abrigo deste Pacto de Marketing Responsável, as empresas vão trabalhar com a WFA e as instituições europeias para, pela primeira vez, definir padrões comuns de marketing e publicidade dirigidos a adultos com idade para adquirir bebidas.

O objetivo deste pacto é evitar que menores inadvertidamente assistam a publicidade a bebidas alcoólicas, com particular ênfase nas redes sociais: para isso serão desenvolvidos, entre outros, mecanismos mais rigorosos para controlo da idade.

Em relação à publicidade na televisão, a preocupação é a mesma, pelo que os anúncios a bebidas só deverão passar quando se calcule que pelo menos 70 por cento da audiência tem idade legal para adquirir álcool.

A intenção é ainda proibir qualquer comunicação de marketing que possa ser atrativa para menores, garantindo que os apelos contidos nos anúncios se dirigem a adultos.

Quando estas regras estiverem em vigor, a sua fiscalização ficará a cargo da consultora Accenture e das organizações regulatórias dos diferentes países europeus.

Esta é a primeira vez que os produtores de bebidas alcoólicas se juntam para definir padrões Uniformes de publicidade e marketing.

Fonte: WFA

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing