Marketing

AXA Portugal reforça estratégia ambiental

AXA Portugal reforça estratégia ambiental
A AXA Portugal assinalou o Dia Mundial do Ambiente, que hoje se comemora, com a assinatura de um protocolo com a associação ambientalista Quercus. Uma ação que se enquadra na estratégia de sustentabilidade da empresa e que vai ancorar o lançamento da Ecosfera – Responsabilidade Ambiental, uma solução de seguros para atividades potencialmente poluidoras.

terça-feira, 05 junho 2012 12:26

Em declarações ao Briefing, o diretor de Marketing e Oferta da AXA Portugal, Paulo Bracons, explicou que este protocolo decorre de a empresa ter vindo a integrar progressivamente a sustentabilidade em todas as facetas da sua atividade. Uma dessas facetas é precisamente o desenvolvimento de produtos e serviços que integrem critérios de responsabilidade social e/ou ambiental, “tornando assim convergentes as questões de cidadania e de negócio”.

Em concreto na área do ambiente, “a associação a parceiros especializados e reconhecidos como a Quercus permite participar de forma concreta em projetos de preservação e proteção ambiental”.

Além disso, o know how e aconselhamento técnico da Quercus é uma mais-valia para a estratégia ambiental da AXA, na proposta de uma oferta inovadora neste domínio. Trata-se do Ecosfera-Responsabilidade Ambiental, uma nova solução de seguros AXA dirigida a empresas com atividades potencialmente poluidoras.

Paralelamente, a seguradora apoiará dois projetos de conservação ambiental da associação. Um deles está em vigor na Serra de Aire e tem por objetivo a conservação de habitats e de espécies da flora, através de atividades como o pastoreio e a colheita sustentável e comercialização de plantas aromáticas, medicinais e condimentares. O segundo decorre nas serras de Arga, Montemuro e Alvão e dirige-se à recuperação e conservação ativa de espécies locais, tendo como finalidade encontrar um equilíbrio que promova a diversidade de espécies de plantas raras (como a genciana-das-turfeiras) e de invertebrados ameaçados (como a borboleta-azul).

A estratégia de responsabilidade corporativa da AXA Portugal, em que este protocolo se insere, assenta em seis pilares: acionistas, clientes, colaboradores, fornecedores, sociedade civil e ambiente. No que respeita ao ambiente em concreto, o envolvimento da empresa começou em 2011 com um projeto interno, o AXA Verde, que permitiu iniciar a gestão dos impactos ambientais nas instalações. Foi – recorda Paulo Bracons - o primeiro passo para o sistema de gestão ambiental da seguradora. A partir daí, “integrar na oferta produtos e serviços de proteção do ambiente foi uma evolução natural na estratégia” da AXA Portugal.

A empresa está ainda presente em projetos como a Fundação Mata do Buçaco, de que é uma das entidades fundadoras, o projeto Floresta Unida com a plantação de árvores e em que participou com voluntários, e o Movimento ECO – Empresas Contra Fogos, para o qual contribui com ações de sensibilização contra incêndios. Por todas estas razões – conclui o diretor de Marketing e Oferta – “e, no ano em que ocorre o RIO 20, era importante para a AXA marcar este Dia Mundial do Ambiente mostrando o papel fundamental das empresas na preservação e proteção ambiental”.

Fátima de Sousa
Fonte: Briefing

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing