Marketing

O que vale Garrett para a ZON

Desde 2011 que a ZON surfa com Garrett McNamara na Nazaré. Porque quer estar perto das emoções dos clientes e "reforçar a liderança da marca por associação a desportos que envolvem multidões". Com resutados: no inicio deste ano o projeto valia já cerca de um milhão de euros de ROI (return on investment) a nível editorial, na imprensa nacional.

sexta-feira, 18 outubro 2013 13:19
O que vale Garrett para a ZON

Garrett McNamara está de volta a Portugal para o evento „Garrett & Friends", mas tudo começou quando a ZON foi contactada pela Nazaré Qualifica no sentido de apoiar a produção de um documentário sobre a primeira expedição do Garrett McNamara na Nazaré. Fonte da operadora diz ao Briefing que, desde logo, a ideia gerou muito interesse na empresa. Por duas razões: „em primeiro porque a ZON é inovadora e este projeto nos permitia associar a algo realmente inovador e único a nível nacional e internacional, e segundo porque permitia reforçar a ligação da ZON ao mar e aos desportos radicais, nomeadamente o surf, que tem ganho cada vez mais adeptos nos últimos anos".

O ZON North Canyon visa promover o fenómeno natural único do Canhão da Nazaré, colocando-a no mapa mundial do surf de ondas grandes. Com o patrocínio a permitir a visibilidade do projeto e a garantir a comunicação e promoção, para isso utilizando a capacidade da empresa ao nível da distribuição de conteúdos. Daí que os documentários já produzidos tenham sido exibidos nas salas de cinema ZON Lusomundo e estejam disponíveis gratuitamente no videoclube.

Ao Briefing, a mesma fonte da ZON adiantou que este apoio visa manter níveis elevados de notoriedade da marca por associação a desportos de grande exposição mediática. „O apoio ao ZON North Canyon, ao Basket, à Liga Zon Sagres e à Liga ZON Kids são os principais vetores da estratégia de marketing da ZON a nível desportivo, visando grande exposição através do naming e permitindo manter um fluxo de comunicação regular junto de uma grande audiência, que permite disputar o TOP of mind dos portugueses. Queremos estar perto das emoções dos nossos clientes e reforçar a liderança da nossa marca por associação a desportos que movem multidões".

O patrocínio da ZON tem contribuído para a promoção de Portugal e da Nazaré como destino turístico e de referência para a prática dos desportos de ondas grandes, a nível nacional e em todo o mundo. Como o prova o facto de onda recorde do mundo e vencedora dos Billabong XXL Global Big Wave Awards ter sido notícia em várias cadeias de TV do mundo, incluindo a CNN, e capa do The Times.

Além disso, já em 2013 – acrescenta a mesma fonte - a projeção foi reforçada com a fotografia impressionante de Tó Mané e mais tarde com a reportagem de Anderson Cooper para o programa CBS 60 Minutes. A página de Facebook ZON North Canyon, com 25 mil "likes", atingiu num só dia (28 de janeiro 2013) 690.000 utilizadores únicos com a imagem da onda somando numa semana 1.425.000 utilizadores. No Youtube os conteúdos da ZON atingiram o record para a marca de 11 milhões visualizações.

Nesse âmbito, a ZON lançou uma campanha multimeios que – sublinha a mesma fonte - se tornou „um fenómeno raro" de "branded content", tendo colocado a empresa, em abril de 2013, no terceiro lugar do ranking das marcas mais associadas ao mar e ao surf, com níveis de recordação espontânea entre 11% e 15%.

Além disso, a avaliação total da campanha foi „a melhor de sempre na marca (22% acima da média) e do setor", considerando os anúncios dos últimos dois anos. „Mais do que publicidade, assistiu-se ao maior fenómeno de "Most liked Branded Content" dos últimos anos em Portugal", conclui a fonte entrevistada pelo Briefing.

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