Marketing

O Dolce Gusto de Portugal

Portugal está no top 5 mundial dos mercados onde Nescafé Dolce Gusto está presente. É, além disso, o país em que a marca tem a maior taxa de penetração de lares do mundo. "Tendo em conta a nossa dimensão de mercado, este é um resultado extraordinário para o nosso país", afirma, ao Briefing, a brand manager, Maria Teresa Mendes.

quinta-feira, 19 dezembro 2013 09:53
O Dolce Gusto de Portugal

Neste contexto favorável, a marca delineou uma estratégia de aproximação aos consumidores que tem como denominadores comuns a surpresa e a inovação.

 

Surpresa concretizada na abertura da primeira pop up store. É no Amoreiras Shopping Center, escolhido – explica a brand manager - por ser um espaço moderno e inovador, situado numa zona cosmopolita no coração de Lisboa, que vai ao encontro do posicionamento da marca como fun e unconventional e vocacionada para um público jovem e urbano.

Neste espaço, os consumidores encontram, durante o mês de dezembro, toma a gama de bebidas da marca, incluindo variedades exclusivas da webshop. Têm oportunidade de criar a sua própria box, de 10, 20 ou 30 cápsulas, com o mix que desejarem, podendo ficar a conhecer mais de 20 variedades. "Sem dúvida, um presente personalizado, original e único para este Natal", afirma Maria Teresa Mendes.
Se a pop up store evoluirá para um conceito mais definitivo está ainda por decidir. Dependerá do feedback dos consumidores, que, para já, "está a ser muito positivo". O que a bran manager promete é que, "seja com esta ou outras iniciativas inovadoras", a marca vai continuar a apostar em estar mais próximo dos consumidores.

Não se fica por aqui a estratégia da marca para este Natal. Em curso estão duas promoções que "visam responder a este período económico mais desafiante para os consumidores". "Ofereça uma máquina, nós oferecemos-lhe uma a si" está confinada à loja online, enquanto no retalho eletro e alimentar está à venda, nomeadamente, um pack edição limitada modelo Piccolo, com oferta de seis embalagens de cápsulas.

Na linha do conceito de fun e unconventional que a marca assumiu, foi concebida uma campanha publicitária que comunica a tecnologia e o design equiparando as máquinas a obras de arte, com uma pitada de humor. "Acorde ao sabor de grandes marcas de café", "Leva sua família a passear sem sair de casa" e "Quente ou frio: eis a questão" são as mensagens veiculadas em outdoor e in-store, mas não só: "A grande mudança foi na aposta no meio digital onde conseguimos impactar o target da marca de forma mais surpreendente e inovadora", sustenta Maria Teresa Mendes.

E isto porque o Natal é "uma época muito importante para as vendas" de Nescafé Dolce Gusto. "No entanto, não concentramos aqui todo o nosso apoio à marca. Apostamos também em promoção e visibilidade noutros períodos para que o consumidor possa em qualquer altura do ano encontrar uma boa oportunidade", ressalva.

Num mercado cada vez mais competitivo como o do café em cápsulas, diz a Dolce Gusto que se orgulha de ter sido a primeira marca de cápsulas a entrar na grande distribuição, com uma aposta constante na inovação, quer em máquinas, quer no produto.

O resultado é que a marca tem vindo a crescer desde o lançamento, em 2007. E se 2013 "tem sido um ano muito positivo onde a inovação e apoio promocional têm tido um forte papel", em 2014 o desafio será o de "continuar a crescer através da conquista de novos consumidores": "Vamos continuar a apostar fortemente na inovação, tanto com novas variedades de bebidas como com máquinas. A aposta passa também na presença das marcas nacionais de café expresso Buondi e Sical no sistema Nescafé Dolce Gusto, seja pelo crescimento de vendas a nível local, seja pela internacionalização", conclui a brand manager.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

bt nl

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing