×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 87
Marketing

Ama a sua cidade? A Yelp também

Yelp Logo ok a7f56 Acaba de chegar a Portugal a Yelp, uma plataforma para os amantes da cidade desenvolvida para os ajudar a encontrar os melhores negócios locais. O objetivo é aumentar a ligação das pessoas a este tipo de negócios. Ao Briefing, Miriam Warren, vice presidente New Markets Yelp, afirmou que agora irão apostar no 'word-of-mouth' para espalhar a "notícia".

sexta-feira, 20 dezembro 2013 00:00
Ama a sua cidade? A Yelp também

Briefing I O Yelp chega agora a Portugal. De que forma é que o mercado português é atrativo para a marca?
Miriam Warren I Portugal é um país rico em história, com uma cultura rica e com vontade de partilhar as suas boas experiências com os outros. Um país e uma população como estes são a combinação perfeita para os valores fundamentais do Yelp: conectar pessoas com os negócios locais. A comunidade de negócios locais é enorme em Portugal e estamos ansiosos por disponibilizar uma plataforma onde essas pequenas empresas se possam apresentar aos consumidores locais, aumentando a comunidade Yelp.
Além disso, não seria justo o Yelp apresentar-se como um serviço europeu não incluindo Portugal. A introdução do Yelp na Península Ibérica foi, por isso, um passo mais do que natural.

Briefing I Quais os objetivos que definiram para Portugal?
MW I O Yelp é um website e uma app mobile que ajuda as pessoas a conhecerem os melhores negócios locais. Assim sendo, o principal objetivo do Yelp é que as pessoas consigam descobrir os melhores sítios na sua cidade, através duma plataforma em que possam partilhar a sua experiência com a restante comunidade Yelp.

Briefing I Em que consiste a plataforma Yelp e quais os objetivos da mesma?
MW I A comunidade Yelp é, essencialmente, uma comunidade de pessoas que amam a sua cidade, que gostam de partilhar as suas experiências, que gostam de se juntar e dar a conhecer as melhores coisas ao seu redor. Outra característica desta comunidade é o seu gosto pelas empresas locais. Qualquer pessoa pode escrever uma crítica sobre qualquer empresa no território português que tenha um endereço físico, desde restaurantes e bares a pet-shops e serralheiros.
O Yelp é muito mais do que um simples diretório estático, é uma vibrante comunidade de pessoas que partilham as suas experiências, ajudando outros consumidores a descobrir as melhores empresas locais à sua volta.
Os utilizadores podem ler e escrever em 14 idiomas diferentes sobre as empresas dos 24 países em que o Yelp está presente, desde que tenham contactado com os serviços em causa. O conteúdo do comentário é de fácil pesquisa e os utilizadores podem fazer uma pesquisa a fundo na informação que os outros utilizadores colocam acerca das empresas. A título de exemplo, temos informações como "passe pela porta lateral, pois acede mais rapidamente ao bar", "pergunte pelo João, pois ele é o melhor cabeleireiro", "às quartas-feiras à noite há sempre uma banda ao vivo", permitindo que se conheça a cidade e os seus serviços pelos olhos de quem já os experimentou.

Briefing I Qual a estratégia que será utilizada pela marca para se implementar em Portugal?
MW I A nossa esperança é de que os portugueses reconheçam os benefícios do Yelp e abracem o desenvolvimento da comunidade que tem vindo a impulsionar a nossa empresa desde a sua criação em 2004. Estamos ansiosos para ver como os portugueses vão interagir com a plataforma e torná-la 'sua', usando-a para ajudar os bons negócios a crescer e para ajudar os outros utilizadores a encontrar os melhores negócios nas respetivas cidades.
Estamos atualmente à procura de um community manager em Lisboa, uma pessoa local, que será responsável por dar a conhecer o Yelp em Lisboa e, de forma mais ampla, em Portugal. Somos uma empresa que tem o 'word-of-mouth' na base da atividade e é assim que pretendemos espalhar a palavra sobre o Yelp – sem publicidade paga.

Briefing I Qual é o principal benefício para os utilizadores portugueses?
MW I O maior benefício para os utilizadores portugueses é a possibilidade destes terem acesso a uma grande quantidade de conteúdo sobre negócios locais, que ajudam a promover uma decisão de compra mais informada. Essencialmente, não há justificação para os portugueses terem de passar por uma má experiência de compra. Os conteúdos do Yelp, fornecidos por outros consumidores, ajudarão todas as pessoas a encontrar os melhores negócios que cada cidade tem para oferecer.
Para os proprietários de negócios, a criação de uma página de perfil do negócio é livre e estes podem fazer o upload de imagens do seu ponto de venda e dos seus produtos. É ainda possível inserir uma breve descrição do negócio, a sua história e até mesmo alguma informação sobre os próprios proprietários, caso estes assim queiram. Todas estas funcionalidades são gratuitas.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

bt nl

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing