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Uma marca de causas vai ao rock

A causa das Acessibilidades marca a presença da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) na edição deste ano do Rock in Rio, evento onde está presente pela segunda vez. Ana Delgado, diretora de comunicação e marketing da instituição, contou ao Briefing como é que uma "marca de causas" quer contribuir para que o festival se torne realmente "num evento para todos, com música para todos, num mundo melhor".

segunda-feira, 26 maio 2014 09:25
Uma marca de causas vai ao rock

Briefing | Quais as propostas da SCML para esta edição do Rock in Rio?

Ana Delgado | A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) junta-se ao Projeto Social do Rock in Rio (RIR) com a causa das Acessibilidades, contribuindo para que este seja "Um Evento para Todos". O Projeto Social do Rock In Rio "Por um Mundo Melhor" integra-se nos valores que orientam a nossa ação, como seja a inclusão social e a construção de projetos de vida. Associamo-nos, assim, e pela segunda vez, ao maior evento musical e de entretenimento do mundo, querendo estar mais próximos dos jovens, e dando a conhecer as múltiplas áreas em que atuamos.

A presença da SCML no evento será assegurada em 4 áreas: a Mobilidade, acolhendo, transportando e dando prioridade a pessoas com mobilidade reduzida; a Saúde, com ações de sensibilização e prevenção enquadradas no Programa "Saúde Mais Próxima" criado pela instituição; a Educação, com a presença da Escola Superior de Saúde do Alcoitão, e a Cidadania, através da participação no evento de voluntários da área da Ação Social com formação específica e adequada para o efeito.

Para as Pessoas com Mobilidade Reduzida, a SCML desenvolveu soluções para garantir o seu acesso à experiência global do Festival, contribuindo para que este seja, de facto, um evento de "Música para Todos". Exemplo disso, será o acesso a dois espaços da Santa Casa situados em locais privilegiados do recinto e dotados de adequadas infra estruturas, de onde é possível assistir, com boa visibilidade e conforto, aos concertos do Palco Mundo e do Palco Vodafone, bem como o corredor de acesso prioritário à Roda Gigante para desfrutar de toda a Cidade do Rock. Dois shuttles da Santa Casa irão ainda facilitar o acesso ao evento de Pessoas com Mobilidade Reduzida, efetuando percursos de ida e volta a cada 30 minutos, com partida da Rua do Açúcar nº 64, em Lisboa (Centro de Apoio Social da SCML) e o percurso inverso (do RIR para a Rua do Açúcar).

A Santa Casa quis também promover o acesso a todos os espaços da Cidade do Rock, criando um Tour pelo recinto. Os interessados em fazer este Tour devem contactar um voluntário da Santa Casa, que os acompanhará até ao ponto de partida do shuttle adaptado.

Irão decorrer ações de sensibilização para os cuidados a ter com o sol, uma campanha para os perigos do consumo excessivo de álcool e ações de sensibilização para os hábitos tabágicos, baseadas num questionário de dependência da Nicotina. As ações de prevenção decorrerão das 16h às 19h00 (prevenção do cancro da pele), das 19h às 21h (hábitos tabágicos) e das 21h às 24h (consumo do álcool).

Neste RIR, grande parte da comunicação que vamos gerar será feita nas redes sociais. Vamos ligar o #Instagram à Roda Gigante, em todos os dias do Festival. Durante a viagem pela Roda Gigante, os visitantes vão poder dar "asas" à criatividade, captando duas imagens (uma panorâmica e outra de um momento Santa Casa no recinto), com o hashtag #santacasarir. Todas as fotos serão compiladas, numa "tab" de facebook, que filtra todas as fotografias dos visitantes. Posteriormente, será escolhida a fotografia mais criativa e original, à qual é atribuído um prémio. Esta ação será enquadrada na gestão do Facebook SCML, sendo a lista de vencedores ali anunciada. Na entrega do brinde, o premiado terá de mostrar que é seguidor do facebook da SCML.

Paralelamente, e no facebook da Santa Casa, iremos sensibilizar todos os participantes a postarem imagens do RIR, através de uma mecânica de passatempos.

A Escola Superior de Saúde do Alcoitão, estará presente no stand Santa Casa no Rock in Rio, através de uma ação motivacional, em que vamos oferecer um desconto de 30% nas 10 primeiras pré inscrições efetuadas no stand da SCML, para os cursos de Terapia da Fala e Terapia Ocupacional.

Ainda no stand, será desenvolvido um quizz, com perguntas sobre a história e as diversas áreas de atuação da Santa Casa.

Promotores munidos tablets, convidarão os festivaleiros presentes no stand a entrarem no jogo do quizz, que será composto por 5 perguntas, com duas possibilidades de resposta cada.

As perguntas serão escolhidas aleatoriamente, de um conjunto de 60, para serem sempre diferentes e inesperadas. Serão premiados por dia, com um brinde premium os três primeiros a responderem corretamente. A lista dos vencedores será anunciada no stand Santa Casa.

Briefing | Que importância é que esta iniciativa tem para a imagem da instituição?

AD | O Projeto Social do Rock In Rio "Por um Mundo Melhor" é claramente um conceito em sintonia com os valores que nos orientam. A ação da Santa Casa, a favor da coesão social e da construção de projetos de vida, é parte da nossa identidade e dos valores a que queremos dar novos sentidos neste RIR.

Vemos a Acessibilidade como um conceito abrangente, que tem como origem a missão de Dar Acesso e que transpomos para a Educação, a Saúde e a Cultura. Para a Santa Casa, a Acessibilidade é bastante mais do que abolir barreiras no quotidiano das pessoas com mobilidade reduzida.

O que nos levou ao racional da nossa comunicação no RIR, baseada precisamente no statement de "Música para Todos. É uma boa causa". Somos uma marca de causas, talvez como nenhuma outra o seja, e esta causa central vai desdobrar-se em outras causas de igual força, que refletem as várias áreas de atuação da SCML.

Briefing | Qual o retorno esperado com estas iniciativas?

AD | A associação da Santa Casa ao RIR, pela causa da Acessibilidade, reafirma o seu posicionamento de instituição do terceiro setor com elevadas responsabilidades na coesão social portuguesa, que inova nas respostas de cidadania, saúde, emprego e formação de jovens. Daremos a nossa missão como concluída quando o RIR Lisboa for realmente um Evento para Todos, com Música para Todos, num Mundo Melhor.

Briefing | Na estratégia de comunicação e marketing da SCML qual a importância de eventos como o Rock in Rio?

AD | A Santa Casa é uma marca de contornos claros, identificada por todos os portugueses, em cujo ADN está a capacidade de inovar e de responder às maiores necessidades sociais de cada ciclo. A razão de nos associarmos a eventos ligados ao universo da Música liga-se a um objetivo estratégico de chegarmos a públicos mais jovens e de reforçar a notoriedade da instituição e sua amplitude de atuação em áreas tão diversas como a Ação Social, Saúde, Cultura, Património e Educação, no quadro de um novo posicionamento de modernidade e de proximidade. As comunidades jovens são prioritárias para a Santa Casa, até pelos dados do envelhecimento da população, que ameaça a sustentabilidade social e económica portuguesa. Estamos a comunicar e a relacionar-nos com estas comunidades, em quem confiamos expetativas de inovação social e de intergeracionalidade.

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