Marketing

O que andam as cervejas a fazer este verão

O verão faz disparar as oportunidades de consumo de cerveja. E as marcas sabem disso. Sagres e Super Bock reservam para esta altura do ano ativações específicas. Em comum, a intenção de proporcionar experiências aos consumidores.

terça-feira, 26 agosto 2014 13:09
O que andam as cervejas a fazer este verão

Quando a cerveja sai perfeita...

Quando a cerveja sai perfeita, algo acontece. Esta é a ideia criativa a partir da qual se desenvolve o "Verão extraordinário" da Super Bock. Uma ideia que dá corpo à estratégia concebida para este ano, a qual passa por privilegiar a experiência cervejeira, especialmente a cerveja à pressão, como "a melhor forma de usufruir do sabor de uma Super Bock fresca e viva, com todo o seu excelente sabor".

"Estamos, por isso, a fazer do produto – fino ou imperial – a estrela, reforçando que esta é a forma em termos de experiência cervejeira que mais recompensa o consumidor, seja pelo produto ou pelo próprio convívio em torno da cerveja", adianta a diretora de Ativação e Gestão de Marcas de Cervejas da Unicer, Maria Estarreja.

Do que se trata é de proporcionar experiências, com a Super Bock a assumir-se como " uma marca festiva, jovem, positiva e enérgica, que está sempre próxima do seu consumidor e a proporcionar momentos de convívio e de animação únicos e extraordinários". "São estes valores específicos que queremos transmitir e reforçar nomeadamente durante todo este verão, quando reforçamos a ativação da marca e procuramos tornar-nos ainda mais relevantes junto do consumidor", salienta Maria Estarreja.

É nesta linha que assenta a ativação de marca em todos os pontos de contato com o consumidor, com "visibilidade e com ações específicas, mas integradas, para cada canal". A publicidade não podia faltar, continuando – diz a diretora de Ativação e Gestão de Marcas de Cervejas da Unicer, a ser um veículo muito importante para a Super Bock, por permitir uma grande visibilidade". "Mas queremos, acima de tudo, estar no terreno junto do consumidor", ressalva.

Esse é o denominador comum das ações abrangidas pelo "Super Bock Verão Extraordinário", que vai premiar os portugueses que partilhem as melhores histórias, vídeos ou fotografias que representem a ideia subjacente à campanha, proporcionando-lhes experiências únicas e marcantes. "É mais uma campanha inovadora da marca para os próximos meses que irá, certamente, surpreender milhares de pessoas já que vamos recriar o melhor storytelling de cada consumidor em ambiente real, seja em praias, bares ou discotecas como em hipers e supermercados, sempre de forma inesperada e festiva", precisa.

Uma das faces dessa visibilidade e proximidade ao consumidor é o festival Super Bock Super Rock. "Sabemos que a música mexe com as pessoas de uma forma universal, é um território que gera emoções fortes mas que não gera antagonismos de qualquer ordem, e que os consumidores não esquecem. E a nossa marca está lá. Super Bock. Este é o maior retorno para uma marca que está presente nesta área: ser reconhecida junto dos consumidores como a marca da música em Portugal", remata.

Festival à parte, é no verão que é efetuada a maior parte das vendas de cerveja. Afinal, está de calor e há férias... É por isso, conclui a diretora de Ativação e Gestão de Marcas de Cervejas da empresa de Leça do Balio, o período mais indicado para comunicar e ativar as marcas de cervejas, o que a Unicer faz com especial foco na Super Bock.

"E nós aqui temos tudo"

Orgulho pelos simples prazeres da vida em Portugal, nomeadamente durante o verão. Este é o conceito criativo que está na origem da campanha "E nós aqui temos tudo", lançada em 2013 e que continua este ano, "numa estratégia de consistência" que é realçada por Raúl Simão.

A outra prioridade da marca para esta altura do ano é promover o movimento criado por Sagres Radler com "Os Novos do Restelo", "dando voz àqueles que estão a refrescar o que é nosso". O mesmo responsável diz que "a marca usa casos reais para enaltecer esta vontade dos portugueses em valorizar o que nos é familiar e tradicional, dando-lhe um carácter moderno e atual. Sendo uma cerveja duplamente refrescante, o seu consumo no verão é mais acentuado".

Simão adianta que "a ativação de Sagres está sempre alinhada com o conceito criativo das campanhas": "A estratégia é a verticalização de todas as iniciativas da marca para garantir a maior eficiência. Assim, no ponto de venda iremos fazer declinações do conceito 'E nós aqui temos tudo', como por exemplo "Quem tem a nossa mini tem tudo".

A marca vai também continuar a desenvolver a recém-lançada Sagres Radler Novabeats, uma plataforma de ativação que visa proporcionar experiências únicas aos consumidores nos pontos de venda. São ações de dinamização relacionadas com música, gastronomia e arte, realizadas por portugueses que procuram igualmente reinventar as nossas tradições.

"Como em todas as ações de Sagres", as redes sociais têm um papel muito ativo "uma vez que permitem interagir de forma muito próxima com os consumidores", diz o responsável de marketing da marca. "Quer Sagres, quer Sagres Radler vão utilizar as redes sociais para promover as suas campanhas no verão. Por exemplo, será essencialmente nas redes sociais que os casos reais dos 'Novos do Restelo' serão veiculados. E ao mesmo tempo, Sagres Radler desafia os consumidores a demonstrarem o que estão a fazer para 'refrescar o que é nosso', através do envio de exemplos via Facebook e Instagram, por exemplo", refere.

Para a marca, o verão, com bom tempo e condições para usufruir o ar livre das esplanadas, é determinante para a performance da cerveja Sagres. Junho, julho, agosto e setembro representam mais de 55% do volume global anual. Obviamente que existe, "quer ao nível da produção, quer da distribuição", um alinhamento para "a conveniente resposta a esta curva de sazonalidade".

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

bt nl

Liga-te com o Coração

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing