Marketing

A Mercedes na onda da eficácia: the best or nothing

Reputação. Negócio. Notoriedade. Estes são valores acrescentados à Mercedes-Benz pela associação a Garrett McNamara, concretizada no desenvolvimento de pranchas específicas para o canhão da Nazaré. A mais recente, em cortiça, veio provar, segundo o diretor de Marketing, Jorge Aguiar, que é preciso e possível ir atrás do sonho. O MBoard Project fez falar do país lá fora e tornou a subsidiária portuguesa o orgulho da casa-mãe. Além dos prémios que deu à marca e à BBDO, pela criatividade. O último dos quais o Grande Prémio à Eficácia.

segunda-feira, 15 dezembro 2014 13:00
A Mercedes na onda da eficácia: the best or nothing

Foi num jantar "bem servido" na Nazaré que a ideia de a Mercedes-Benz desenhar pranchas para o surfista norte-americano Garrett McNamara começou a ganhar contornos. A marca levava já um ano de associação à equipa do North Canyon, apoiando-a em termos logísticos, mas esteve sempre presente em terra quando toda a emoção acontecia dentro de água.

O diretor de Marketing em Portugal, Jorge Aguiar, recorda como nas conversas mantidas com Garrett emergia a ideia de que a onda da Nazaré requeria uma prancha muito específica – mais rápida, mais flexível, com uma correta distribuição de pesos e elevada aerodinâmica. E nesse jantar o desafio foi colocado em cima da mesa: "Vamos para a Alemanha, para o nosso centro de design, e vamos fazer a melhor prancha do mundo, com os melhores materiais, para o maior surfista de todos os tempos".

Para Garrett, o mesmo que para a marca – "The best or nothing". Parecia fácil, mas, desde a ideia concebida pela BBDO até à ida do surfista à Alemanha, à visita ao túnel de vento da Daimler, onde se desenvolve a aerodinâmica dos automóveis Mercedes, foram "cerca de seis exaustivos meses de grande trabalho". Jorge recorda que, com 20 anos de experiência, Garrett sabia o que queria, mas passar essa informação a engenheiros de automóveis foi o grande desafio. Mas vencido.

No início do ano, surgia assim a primeira prancha resultante do MBoard Project – a "the silver arrow of the sea". Mas nem a marca nem o surfista se contentaram. Diz Jorge Aguiar que Garrett queria ir mais além, pelo que esta temporada novos parceiros foram chamados a contribuir para este sonho. Um deles é a Corticeira Amorim, em nome da flexibilidade: "Aprendemos com as primeiras pranchas e desenvolvemos mais uma com novos materiais e com um parceiro com os conhecimentos técnicos necessários para fazer a melhor prancha", enquadra o diretor de Marketing da Mercedes, salientando que nesta equação entra também uma empresa de surf, igualmente portuguesa, a Polén, que deu vida à nova prancha.

Inovação tem sido a palavra-chave nesta parceria. "Este projeto é, acima de tudo, inovação e alta tecnologia aplicada ao desenvolvimento do que acreditamos ser a melhor prancha do mundo feita 100% em cortiça, o que é também, por si só, algo de inovador e extraordinário", começa por dizer Jorge Aguiar, para completar com a afirmação de que a Mercedes - Benz "tem sido a empresa no mundo automóvel com maior número de inovações, que, aplicadas aos seus automóveis, têm permitido que outros sigam a tendência criada pela marca".

Para o fabricante alemão, o que o MBoard Project traz, antes de mais, é "o prazer de ver algo realizado em Portugal, por pessoas e companhias portuguesas": "Hoje, estamos no centro do mundo, temos a maior onda do mundo. E fomos capa e abertura de telejornais a nível planetário". "Notoriedade sim, mas prazer de termos sido nós que fizemos. É algo que nos orgulha muito. Claro que o retorno para a marca foi acima de um milhão de euros".

O orgulho do diretor de Marketing estende-se ao facto de a Mercedes-Benz ser a marca com maiores níveis de notoriedade no mundo automóvel em Portugal e de o mercado nacional ser o mais conhecido no seio do grupo. "Eles apoiam-nos em tudo, consideram Portugal um dos países mais criativos no mundo Daimler". Não obstante a dimensão, Portugal é, aliás, o maior mercado da Europa para a marca em quota. "Estamos a fazer as coisas naturalmente muito bem para termos alcançado esta posição de liderança, através de um modelo de negócio de criação de valor para a marca em vez de desconto". Por isso, resume assim o que a associação a Garrett McNamara trouxe: "Reputação, negócio, notoriedade, the best"..

Este artigo pode ser lido na íntegra na última edição do Briefing.

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