Marketing

Galp dá energia a boas ideias

Depois do concurso de design de garrafas de gás lançado no ano passado, a Galp Energia volta a desafiar os jovens, desta vez em três áreas - arte, design e publicidade. É a iniciativa Galp Create, com prémios até 30 mil euros e que vai levar dois criativos ao festival Cannes Lions Innovation.

terça-feira, 27 janeiro 2015 10:46
Galp dá energia a boas ideias

Este projeto nasce da "necessidade de ter uma atitude crítica sobre o processo de inovação", disse Rui Reis, diretor-geral comercial Oil Galp Energia, esta segunda-feira, na apresentação do Galp Create à imprensa.

Uma iniciativa que surge na sequência do concurso de design lançado em 2014, e que resultou em 1.100 inscrições, mais de 400 propostas avaliadas, 30 universidades envolvidas, e mais de 260 mil utilizadores impactados.

Mas este ano, a Galp Energia traz uma inovação: a introdução de uma competição na área do vídeo publicitário.

As lojas Tangerina são o desafio e a ideia é que os candidatos, a partir de um briefing disponibilizado no site do concurso, desenvolvam o storyboard e guião do filme publicitário. As dez melhores propostas têm a oportunidade de realizar o vídeo e o vencedor receberá um prémio no valor de 5 mil euros e uma viagem para duas pessoas ao Festival de Cannes.

Sobre a escolha das lojas Tangerina para este desafio, João Filipe Torneiro, diretor de Marketing Oil Ibérico Galp Energia, afirma que "é um negócio que interessa explorar", havendo 250 lojas em Portugal.

No concurso de Arte, o desafio consiste numa intervenção artística na garrafa de gás butano de 13kg e o vencedor receberá 4 mil euros. Já o concurso de Design tem como objetivo a introdução de uma nova imagem nas garrafas de gás comercializadas no mercado ibérico, sendo que o prémio é de 3 mil euros. À semelhança do ano passado, as três melhores propostas serão utilizadas nas garrafas que circulam em Portugal e Espanha.

Segundo João Filipe Torneiro, "há uma relação muito próxima com as garrafas de gás", sendo um mercado com muita satisfação entre os clientes. No entanto, "as pessoas diziam que tínhamos de ter cuidado com a imagem". Foi a partir daqui que a Galp decidiu, em 2014, desafiar os jovens a "desenvolver novos olhares sobre conceitos que há muito fazem parte da vida quotidiana dos portugueses".

Para este projeto a Galp Energia conta com o apoio da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing, da Associação Nacional de Designers e das lojas Staples. O novo logo e conceito do Galp Create têm assinatura da JWT e pretendem transmitir a ideia de que "cada fragmento é um ideia que temos que atrair", explica o diretor de Marketing Oil Ibérico.

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