Marketing

Há excitment na relação da MINI com Francisco Lufinha

É em nome do excitement que a MINI se associa ao ex-campeão nacional de kitesurf Francisco Lufinha, numa odisseia que já bateu recordes e que tem valido à marca reconhecimento e notoriedade junto do público e do próprio BMW Group.

sexta-feira, 27 fevereiro 2015 12:49
Há excitment na relação da MINI com Francisco Lufinha


Mais de 300 quilómetros. Dez horas sem paragens. Ondas altas de dez metros. Ventos fortes de quadrante sul. Foi assim a mais recente etapa da MINI Kitesurf Odyssey, entre as Ilhas Selvagens – o território mais a sul de Portugal – e o Funchal. Protagonista: Francisco Lufinha, ex-campeão nacional de kitesurf. Uma gota em pleno Oceano Atlântico, como o próprio definiu. Mas que chegou a bom porto, como já havia chegado em 2013 ao bater o recordo do mundo de viagem em kitesurf sem paragens, ao longo de quase toda a extensão da costa portuguesa, do Porto a Lagos.

Esta é uma odisseia patrocinada pela MINI Portugal. Um patrocínio que, segundo João Trincheiras, Corporate Communications Manager do BMW Group Portugal, em que a marca se integra, tem toda a razão de ser: "O posicionamento da MINI está muito enraizado na emoção, na adrenalina e na irreverência, isto é, naquilo a que chamamos de excitement. Estes são valores que também definem o kitesurf". Por outras palavras, o kitesurf tem tudo a ver com a MINI: "É um desporto moderno cheio de adrenalina, Irreverente e altamente emotivo, pelo que a associação é evidente. Esta associação ao kitesurf e ao Francisco Lufinha leva-nos a desafiar novos limites".

Tudo começou em 2013, com o desenvolvimento de um conjunto de ações de ativação da marca cujo ponto alto foi precisamente a descida da costa em kitesurf que valeu a Lufinha o recorde mundial. A partir daí o que não parou foi a associação da MINI ao ex-campeão nacional da modalidade. Afinal, explica João Trincheiras, "o empenho de todos os envolvidos nesta odisseia e a projeção dada à marca foram de tal forma positivos" que fazia "todo o sentido dar continuidade a este desafio, apresentando novas ações, sempre integradas nos valores da marca MINI". O exemplo mais recente é a recente travessia Selvagens – Funchal. Mais uma prova superada.

Desde o primeiro momento que o retorno desta aliança tem sido "bastante positivo, tanto para a notoriedade da marca como para o kitesurf". João Trincheiras concretiza que, em termos mediáticos, por exemplo, foram superados todos os resultados conseguidos até hoje para a MINI: "Estamos a conseguir não só reforçar o nosso posicionamento junto dos MINIacs, bem como implantarmo-nos em novos territórios e junto de novos públicos de uma forma mais firme e sustentada", sublinha.

Não admira, pois, que seja uma abordagem a repetir, ainda que possa sofrer uma ou outra alteração. Para este compromisso contribui certamente o facto de, no âmbito do BMW Group, este projeto ter sido "muito bem acolhido", pela "total integração no conceito da marca" e "bastante elogiado quanto aos resultados que tem vindo a demonstrar".

Daí que, em matéria de apoios e patrocínios, um dos grandes enfoques da marca para 2015 seja a comunicação desta odisseia. Mas não só: "Em nome próprio voltaremos à estrada com o MINI CIRCUS, um verdadeiro circo que leva a experiência da marca MINI a vários pontos do país", adianta o responsável pela comunicação do grupo BMW em Portugal. Isto sem falar nas novidades em matéria de produto.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing