Marketing

Potenciar a marca é a música da Vodafone

Gerar maior alinhamento com os valores da marca e potenciar o espírito irreverente e dinâmico são as razões que levam a Vodafone a associar-se aos festivais de música. Uma estratégia que visa aprofundar a relação com o público, e que pode ser vista (e ouvida) a partir desta quarta-feira, e até sábado, no Vodafone Paredes de Coura.

segunda-feira, 17 agosto 2015 12:24
Potenciar a marca é a música da Vodafone

Foi em 2011 que a Vodafone ocupou Lisboa com o Mexefest, o festival de inverno que sob o patrocínio da operadora celebra a música em vários locais da cidade, que se transformam para receber concertos. "O Vodafone Mexefest tem tido uma ótima aceitação por parte do público", diz a marca. Uma aceitação comprovada pela lotação esgotada nas duas últimas edições e também pelas distinções de Best Musical Event e Best Media Coverage, nos European Best Event Awards. "São prémios importantes do ponto de vista do reconhecimento e da qualidade de todo o trabalho que envolve a organização destes festivais", diz a marca. Mas a ligação da Vodafone aos festivais não fica por aqui. A marca é, também, name sponsor do Paredes de Coura. Uma associação que começou em 2013, e que fruto do forte investimento na melhoria das infraestruturas, serviços, segurança do recinto e campismo, em conjunto com um cartaz musical criterioso, foi distinguido pelo público nas categorias de Melhor Festival Não Urbano e Melhor Campismo, na primeira edição dos Portugal Festival Awards.

A aposta na estratégia de naming sponsor comprova o investimento na área da música que a operadora tem vindo a desenvolver. "A Vodafone tem um longo histórico de associação à música e particularmente aos festivais, tendo, por exemplo, patrocinado todas as edições do Rock in Rio-Lisboa, entre 2004 e 2014, este último como patrocinador principal". A estratégia da Vodafone passa, assim, pela associação "aos melhores e maiores eventos nacionais, que permitam um maior alinhamento com os valores da marca". E, sem adiantar valores, a Vodafone afirma que a música absorve cerca de metade do investimento anual da marca em patrocínios. Investimento que se explica pela capacidade de despertar emoções e pela abrangência que a música tem em termos de público, constituindo um pilar fundamental da estratégia de engagement da Vodafone. É que a aposta da operadora na área da música vai além dos festivais e também se vê na rádio Vodafone FM, lançada há quatro anos, que permite à marca estar presente na vida dos ouvintes 365 dias por ano, 24h por dia.

A Vodafone Portugal alicerça a sua atividade e estratégia na diferenciação, procurando superar as expectativas dos clientes, ao proporcionar-lhes experiências inovadoras e inesperadas que originem uma forte ligação emocional com a marca. No que toca a resultados, a marca também não adianta valores, afirmando que este investimento não se mede em retorno financeiro, mas sim em notoriedade e proximidade com o público. Sobre estes, a operadora diz que os resultados "não poderiam ser melhores", adiantando que o maior retorno advém do papel de trendsetter que a Vodafone já assumiu na área da música. É que, argumenta, a marca tem sido criadora de tendências na música, a comprovar pelos vários artistas que se estreiam nos festivais sob alçada da Vodafone e que regressam a Portugal para outros eventos.

A música tem vindo, assim, a ser uma aposta forte e, segundo a marca, bem-sucedida, por ser um vetor potenciador dos valores da Vodafone. Para além da notoriedade que traz à marca, e que se comprova e cresce ano após ano", esta ligação contribui para aprofundar a relação com o público, principalmente os mais jovens. Daí a opção por ações de ativação que procuram potenciar o espírito irreverente e dinâmico "que sempre caracterizaram a marca Vodafone e que sirvam para melhorar a experiência de quem vai a estes eventos".

 

Fotos de André Ferreira e Jorge Boiça

 

Este artigo pode ser lido na edição impressa do Briefing

 

 

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