Marketing

3 P, o novo caminho das marcas para as pessoas

"O que as pessoas esperam das marcas? Como podemos ajudar as marcas a chegar às pessoas?". Foi com estas ideias que o diretor executivo da WFA – Federação Mundial de Anunciantes, Stephan Loerke, abriu esta manhã o debate na conferência da APAN "Do they get your message?".

quinta-feira, 14 janeiro 2016 13:36
3 P, o novo caminho das marcas para as pessoas

Para o diretor executivo da WFA, as empresas precisam adotar uma nova abordagem para chegar aos seus públicos. Há, por isso, que ter em conta aquilo a que chama os 3 P do marketing – Purpose, Principles e Participation.

No que diz respeito ao primeiro P – Purpose – diz Stephan Loerke que "o propósito é mais atraente que o produto". Isto porque a diferenciação apenas através do produto não é suficiente. "As marcas têm que gerar engagement através dos corações e das mentes das pessoas". Nomes como a The Body Shop, Patagonia e Toms são exemplos de marcas que trabalham sobre esta perspetiva. Alerta o diretor que não é preciso que as marcas tentem salvar o mundo, como é o caso da Red Bull que tem trabalhado o brand purpose levando os consumidores a superarem-se.

Segue-se o segundo P – Principles – em que o valor da marca é mais importante que o valor do produto. "Já ninguém espera que as marcas sejam sempre perfeitas, e é irrealista pensar que o seriam." Pelo contrário, diz o diretor, as pessoas esperam que as marcas sejam humanas, transparentes e honestas na forma como lidam com as mais variadas situações. "As marcas devem fazer mais do que aquilo que dizem e não pôr os claims à frente das ações".

O terceiro, e último, P – Participation – defende que a participação é mais eficaz que a promoção. Segundo Stephan Loerke, atualmente confundimos o "awareness" de uma marca com o gosto que os consumidores têm por essa mesma marca. "Não é a mesma coisa quando uma marca 'chama a atenção' e quando é 'amada'". Por isso, defende que as empresas têm de ver as pessoas como parte da marca e não como simples consumidores, envolvendo-as. "Somos muito mais do que consumidores".

No fundo, diz o diretor que estas são conclusões a que todos já chegámos, então porque não estamos a fazê-lo? É por isso que convida todos a conhecer o Project Reconnect, um projeto da WAF, cujo objetivo é inspirar o futuro do marketing.

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