Marketing

Quais os sete pecados do marketing? Jon Wilkins sabe

Nesta era da digitalização, o que irrita os consumidores? Foi a esta questão que Jon Wilkins, executive chairman da Karmarama tentou responder esta manhã no debate na conferência da APAN "Do they get your message?". Para isso, enumera os "Sete pecados mortais do marketing".

quinta-feira, 14 janeiro 2016 15:44
Quais os sete pecados do marketing? Jon Wilkins sabe

E são eles: "Mal-estar", "Interrupção", "Incongruência", "Deceção", "Overdose", "Tornar pessoal", "Escassez de qualidade".

Ao apontar o primeiro pecado mortal do marketing – "Mal-estar" –, Jon Wilkins afirma que as pessoas reagem de forma diferente quando veem um anúncio que não gostam na TV e quando veem o mesmo anúncio no mobile. É que para um anúncio aparecer no mobile tem de ser relevante para quem o vê, caso contrário é "apenas irritante".

"Interrupção" – No ambiente online, os consumidores são "constantemente" interrompidos por publicidade, e criticam a necessidade de "fechar janelas" para ver o conteúdo que lhes interessa.

"Incongruência" – As marcas estão a escolher o momento, o meio e a audiência errada para passar as suas mensagens.

"Deceção" – Os consumidores não confiam na publicidade. As marcas precisam ser mais verdadeiras.

"Overdose" – "É tudo em demasia". A repetição da mensagem tem um efeito negativo e leva à exaustão do consumidor.

"Tornar pessoal" – "É tempo de usar os algoritmos a favor da publicidade". A segmentação pode ser utilizada para transmitir mensagens para o público-alvo, mas a utilização de algoritmos deficientes pode ter consequências negativas. Os consumidores não querem ser notificados com mensagens de marcas pelas quais já mostraram desapreço.

"Escassez de qualidade" – "Simplesmente, o que as marcas estão a fazer não é suficientemente bom". Os orçamentos mais reduzidos levam com que as marcas tenham de "fazer mais com menos", o que nem sempre tem um resultado positivo.

Os "Sete pecados mortais do marketing" é o resultado do estudo realizado pela We Are Social Media para a WFA, no âmbito do Project Reconnect. Este projeto pretende alinhar as estratégias das marcas com as expetativas dos consumidores.

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