Marketing

Química e “desrotina” são pilares de um casamento duradouro entre cliente e agência

Química entre agência criativa e cliente, chegar a acordo, não cair na rotina e discutir os problemas. Estes são os pilares que garantem um "casamento" duradouro entre as marcas e as agências. Quem o diz é o diretor de marketing do Continente, Sérgio Soares, e o CEO da Fuel Lisboa, Miguel Barros, dois dos oradores convidados para o terceiro e último dia da Marketing Marathon, em Lisboa, dedicado aos sucessos do marketing.

quarta, 17 fevereiro 2016 16:19
Química e “desrotina” são pilares de um casamento duradouro entre cliente e agência

Miguel Barros explica que a longevidade da relação é boa, mas cair na rotina é mau. "É como um casamento, há que renovar os votos", compara Sérgio Soares, acrescentando que a agência e a marca devem trabalhar em conjunto em todas as fases da campanha e devem procurar novas desculpas para abordar temas de sempre e, assim, serem bem-sucedidas.

Sobre o sucesso, António Margato, consumer marketing director da Vodafone, destaca alguns dos marcos atingidos pela operadora tais como a campanha de Natal que chegou a 2,3 milhões de pessoas, teve 1,6 milhões de visualizações no Facebook e mais de 300 mil no YouTube; o serviço Live On TV, que surgiu após um concurso interno e é exclusivo do mercado português; e ainda uma novidade, o Vodafone Studo, uma aplicação televisiva que venceu o TV Innovation Challenge do Vodafone Power Lab, e que bloqueia a TV às crianças tendo estas de responder a questões relacionadas com a matéria do seu ano escolar antes de poderem ter a recompensa: ver televisão.

As crianças foram exatamente um dos principais targets da Disney aquando da campanha de promoção do filme "Star Wars – O Despertar da Força" em Portugal. Maria João Panaca, marketing manager da companhia, afirma que foi "um desafio", já que o objetivo era chegar a uma audiência eclética, composta pelas famílias, público em geral, fãs da saga, teenagers e millennials, através de cronologias interativas, banners e campanhas televisivas. Uma meta que foi conquistada, tendo o filme quebrado recordes: 31 milhões de visualizações do trailer só nas primeiras 24 horas e um milhão de euros brutos em bilheteira nacional só no fim-de-semana de estreia.

No âmbito do retalho, Cláudia Reis, responsável de Retail & Trade Marketing da Disney, salienta que o apoio dos parceiros de retalho foi fundamental, dado que estes assinaram acordos de confidencialidade para adquirir produtos que não poderiam ver antes de 4 de setembro, data do lançamento global do merchandising e brinquedos de "O Despertar da Força". Destaca as áreas pop-up, eventos, interação com clientes e ainda decoração de lojas nas unidades Continente, FNAC e também no El Corte Inglés.

Igualmente um caso de sucesso foram os roadshows da Mini que, segundo Daniel Afonso, responsável de Marketing da marca, permitiram transformar um test drive num momento familiar, através de ativações e soft selling, proporcionado por promotores. O mesmo acontece com as Mini Talks On Go, um ciclo de conferências incorporadas no roadshow, que percorre cinco capitais de distrito e conta com testemunhos de oradores com experiência em marketing e gestão de marcas, sendo a segunda parte dos seminários dada dentro de um Mini. Este ano serão realizados dois roadshows distintos: um para empresas e outro para particulares.

Por sua vez, André Coelho, diretor criativo da DDB Moçambique, defende que para que uma marca seja bem-sucedida na sua comunicação, "deve estar focada em resolver problemas reais, ser relevante e ter credibilidade". No caso africano, ainda que este continente seja considerado "atrasado", para o profissional os povos africanos têm apenas necessidades diferentes comparativamente a países ocidentais. A Nokia foi uma das marcas que soube responder a problemas como a ausência de eletricidade, contas bancárias e meios de comunicação, tendo distribuído telemóveis pela população, que integram soluções como lanterna, rádio, relógio, calculadora, máquina fotográfica e serviço de chamadas e SMS.

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