Marketing

No marketing em saúde, o digital é o caminho, mas a lei (ainda) limita

A estratégia de marketing dos players do mercado da saúde passa, cada vez mais, pelo digital, mas ainda há condicionantes legais que limitam essa aposta, nomeadamente a presença nas redes sociais. Esta foi uma das conclusões do pequeno-almoço que reuniu o Briefing e a Expofarma para discutir os desafios que se colocam ao setor.

quinta-feira, 07 abril 2016 12:55
No marketing em saúde, o digital é o caminho, mas a lei (ainda) limita

Coube ao presidente da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM), Rui Ventura, propor a reflexão a partir do reconhecimento de que a saúde é uma das áreas em que se tem assistido um maior desenvolvimento do marketing. Uma mudança potenciada pela tecnologia, com a digitalização dos processos e as redes sociais a introduzirem alternativas à comunicação num meio em que a componente legal é muito restritiva da relação com os utentes e consumidores.

Na ótica do marketeer, a Internet, ao tornar acessível a informação sobre saúde, obrigou as marcas a terem de desenvolver uma componente de marketing, não tanto na componente de venda, mais ligada ao negócio, mas sobretudo na construção de imagem, na construção de confiança.

Uma opinião que o country manager da GSK Consumer Healthare, João Paulo Sotana, corroborou, adiantando que o laboratório tem tido uma postura de "muito investimento", procurando "construir marcas fortes". Mas sempre no respeito pela que a lei permite: "Estamos presentes com identidade própria em mais de 100 mercados e temos a noção clara de que há estratégias que não se podem aplicar cá, mas também acontece o contrário. Temos de atuar no meio que nos envolve e ter capacidade de adaptação".

Quanto ao digital, é também um caminho que tem vindo a ser percorrido, nomeadamente com a alocação de investimento e com a contratação de pessoas com competências específicas. Mas as regras internas da própria empresa – reconheceu o gestor – ainda contribuem para alguma falta de ligeireza nessa estratégia.

(em atualização)


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