A par do apoio da Sagres, os moradores reunidos em Comissão de Festas organizaram e participaram nos preparativos, decoração da rua e varandas, bem como na venda de produtos tradicionais de arraial, revertendo uma parte significativa do lucro para o fundo de conservação da Villa Bertha.
As obras, que tiveram início em meados de 2015, procuraram combater a degradação dos prédios e sinais de ruína. O projeto de reabilitação foi elaborado por Estevão Tojal, um arquiteto residente, e pela arquiteta Joana Grilo, da Associação VAI.
Os apoios conseguidos permitiram a adjudicação dos trabalhos de reboco e pintura integral das fachadas, varandas e portas, assim como reparações casuísticas em quase todos os prédios. Enquanto decorriam os trabalhos de preparação das fachadas para pintura, foi ainda desencadeada uma operação de remoção de cabos aéreos e de ocultação dos cabos da superfície das fachadas. Em oito meses, a Villa Bertha estava totalmente renovada.
A Sagres patrocina ainda o arraial da Villa Bertha, evento anual organizado pelos moradores que, desde a primeira edição, há sete anos, sempre contou com o apoio da marca.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.