Segundo a plataforma que já funciona na Bélgica e na Bulgária, "em média, cada pessoa utiliza o próprio carro apenas 5% do tempo". Acresce, afirma, "possuir um veículo está a tornar-se cada vez mais caro devido a custos como manutenção, impostos, estacionamento, seguros, entre outros", sendo que o custo mínimo mensal de ter um carro pode "exceder os 350 euros, ou seja, a cada ano, o carro leva pelo menos 4.200 euros". Assim, o CarAmigo apresenta-se como uma resposta para este problema: alugar o carro a outros quando não se está a usar e encaixar alguma receita em vez de ser só despesa.
Além disso, o CarAmigo afirma-se com uma resposta para "descongestionar o trânsito e ajudar na luta contra o aquecimento global", uma vez que, de acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, por cada veículo particular que se aluga a outrem retira-se até 13 outros carros da estrada, o que contribui para reduzir as emissões de CO2 até 54%.
"A nossa plataforma liga os proprietários de veículos com pessoas que precisam temporariamente de um", diz o fundador, Alex Gaschard. "O usuário pode, portanto, escolher um carro que é conveniente para ele onde e quando quiser!", acrescenta.
A plataforma estará em versão beta até ao final do ano, sendo que durante este mês é possível registar veículos mas ainda não aluga-los, opção que passa a existir a partir de 2017.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.