Marketing

Como ligar as marcas aos consumidores? UM responde

A UM desenvolveu um estudo que visa mostrar às marcas como fazer parte da vida dos consumidores. A análise expõe que é necessário detetar necessidades emocionais para que se possa estabelecer uma conexão relevante e apostar na relação em tempo real.

sexta, 02 junho 2017 11:01
Como ligar as marcas aos consumidores? UM responde

O Wave 9 – The Meaning of Moments, da UM, revela que à medida que a atenção dos consumidores se dispersa, se torna mais crucial que as marcas consigam detetar os momentos do quotidiano em que se podem destacar na vida dos consumidores.

"As plataformas sociais e os devices móveis vieram exponenciar as oportunidades de interação das marcas com os consumidores. No entanto, esta é uma realidade perversa, já que a multiplicidade de contactos a que o consumidor está exposto, torna também cada vez mais difícil às marcas diferenciarem-se neste ecossistema",explicao diretor geral da UM, Pedro Batista.

"Trata-se literalmente de 'aproveitar o momento', estar no local certo, à hora exata! Isto só é possível se fizermos o back-to-basics de modo a compreendermos o 'Quem?', o 'Como?' e principalmente o 'Porquê?' – é este conhecimento que o Wave 9 nos dá",acrescenta.

Segundo o estudo, em Portugal, 38% dos utilizadores de redes sociais afirmam ser influenciados pelas opiniões partilhadas online. Por plataforma, o Facebook é considerado por 85% dos portugueses inquiridos como a plataforma mais comentada no círculo de amigos, o Twitter destaca-se no poder de influência a nível de opiniões globais, com 57% a indicarem esta característica face a 34% que destacam a popularidade no círculo de amigos.

A análise aponta para o elevar das expetativas dos consumidores em relação marcas, no sentido em que, tal como na sua esfera privada esperam respostas imediatas, 77% dos inquiridos já usam plataforma de mensagens instantâneas e a expetativa em relação às marcas não é diferente. Mostra ainda que existe um crescimento de casos de sucesso de plataformas que apostam no empowerment e na relação em tempo real.

O Wave 9 – The Meaning of Moments é o "maior estudo de media social a nível global", foi elaborado em 78 países pela UM, incluindo Portugal, e revela diversos dados socioculturais que visam ajudar a compreender o modo como o social media influencia a forma de estar e pensar, o modo como nos relacionamos e o modo como se expressam opiniões.

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