Marketing

A marca futebolística mais poderosa do mundo é Real

O Real Madrid destronou o Barcelona e é agora a marca de futebol mais poderosa do mundo. Quem o diz é a Brand Finance, consultora de valor e estratégia, que anualmente realiza um estudo para perceber o poder dos grandes clubes de futebol a nível mundial. O Manchester United é, no entanto, a marca mais valiosa e o Newcastle a que mais cresceu em 2017.

terça, 06 junho 2017 11:40
A marca futebolística mais poderosa do mundo é Real

O estudo Brand Finance Football 50 analisa dados como a capacidade, tamanho e valor do estádio, presença dos clubes nas redes sociais, desempenho no campo, satisfação dos fãs, fair-play, uso do estádio e receitas para definir o Índice de Força da Marca (IFM), numa escala de 0 a 100. Tem também em conta todos resultados da época desportiva.

Segundo o relatório, a rivalidade entre Real Madrid e Barcelona, o seu desempenho na Europa e os seus estilos de futebol tornam as suas marcas "incomparáveis". Nos últimos anos, o Barça esteve na primeira posição, mas os títulos na La Liga e na Champions League levaram o Real ao primeiro lugar, passando de um IFM de 94,6 em 2016 para 96,1 neste ano, tendo o Barcelona registado um índice de 95,4.

Apesar do poder no Real, é o Manchester United que vale mais. Enquanto a equipa inglesa vale 1.733 biliões de dólares, a equipa de Cristino Ronaldo fica pelos 1.419 biliões. Já a marca que mais cresceu foi o Newcastle, um crescimento de 92% face a 2016, graças à subida à primeira divisão.

O Brand Finance Football 50 indica ainda que no top10 das marcas mais valiosas estão cinco equipas inglesas, com o Chelsea e o Tottenham a registar dos maiores ganhos deste ano, e que os clubes da Premier League representam 46% do valor total das marca de futebol, mais do dobro de outras ligas.

 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing