Marketing

Toyota está a acelerar nos híbridos. Ricardo mostra como

Há oito anos consecutivos, marca de confiança automóvel ambiente. A escolha é dos leitores das Seleccões do Reader's Digest e é apresentada por Ricardo Amaral, diretor de Comunicação e Marketing da Toyota, como demonstrativo da preocupação ambiental da marca.

segunda-feira, 31 julho 2017 12:57
Toyota está a acelerar nos híbridos. Ricardo mostra como

A Toyota, diz, tem "uma longa tradição" ligada à sustentabilidade ambiental, "visível não só no produto que comercializa como nos restantes processos ". Dá como exemplo outro reconhecimento: o "Improvement Award Portugal" no relatório anual sobre Desenvolvimento Sustentável do Carbon Disclosure Project, organização internacional sem fins lucrativos que providencia às empresas e cidades um sistema para medir, reportar, avaliar e partilhar dados estratégicos ambientais. "Esta distinção premeia a transparência com que a Toyota Caetano Portugal reporta o seu desempenho quanto às emissões de CO2", concretiza.

A estratégia nacional inscreve-se num quadro mais amplo, o da Toyota Motor Corporation e do "Desafio Ambiental 2050", apresentado em 2015 e que, na verdade, consiste em seis desafios que abrangem todos os aspetos da empresa, do desenvolvimento de novos produtos e tecnologias ao seu o papel como facilitador para pessoas e comunidades para aprender e melhorar o contexto e o ambiente natural à sua volta. Alguns destes objetivos prendem-se com a redução do CO2 no processo de fabrico das novas viaturas e durante todo o ciclo de vida do produto: 90% até 2050 (comparando com os valores de 2010). Nesta estratégia ocupa lugar o investimento em tecnologia híbrida, iniciado em 1997 com o modelo Prius e com mais de 10 milhões de unidades já vendidas desde então em todo o mundo. E reforçado em 2015, com a marca a reclamar pioneirismo na produção em série da primeira viatura sedan movida a hidrogénio, com o modelo Mirai.

A preocupação sustentável da Toyota materializa-se também em parcerias com organizações como a Quercus e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) ou, a nível global, com a União Internacional para a Conservação da Natureza e a WWF. No entanto, de todas as ações desenvolvidas aquela que Ricardo Amaral destaca como mais icónica para a marca em Portugal é "Um Toyota, uma Árvore": este projeto, que teve início em 2005, devolve à floresta uma árvore por cada automóvel vendido, contabilizando-se já mais de 125 mil.

O diretor de Comunicação e Marketing da Toyota Caetano acredita que o consumidor valoriza as políticas ecológicas das marcas, começando a direcionar as suas opções para produtos e marcas que privilegiem a sustentabilidade ambiental: "Ao nível da Toyota, temos assistido a uma maior apetência do consumidor pelas motorizações hibridas, com um crescimento constante nos últimos anos da percentagem de vendas híbridos. Sendo que nesta altura cerca de 30% das vendas de ligeiros são viaturas híbridas".

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