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A Vodafone está (mais) Ready para o futuro

Otimista, confiante, parceira e convidativa é assim que se apresenta a nova Vodafone, no reposicionamento feito a nível global. “O futuro é incrível. Ready?” é a nova assinatura que traduz o otimismo da Vodafone face ao futuro, posicionando-se como uma empresa na vanguarda da transformação tecnológica.

quinta, 05 outubro 2017 07:00
A Vodafone está (mais) Ready para o futuro

 

Além do novo claim, materializa-se uma identidade visual renovada e um processo transformacional a nível externo e interno. O logótipo deixará de ter o efeito 3D e passará a 2D, “mais simples e mais forte” segundo Leonor Dias, diretora de marca da Vodafone Portugal. O contorno do símbolo central (a aspa) acompanhará qualquer comunicação da marca nos suportes impressos e digitais e será o fundo das imagens.

O reposicionamento é transversal aos 36 mercados onde a Vodafone está presente e será comunicado através da “maior campanha publicitária” nos 33 anos da história da marca, e consequentemente, nos 25 anos da Vodafone Portugal.  Em Portugal, o filme conta com cenas captadas em Lisboa e no Porto, sob direção do realizador Enrique Escamilla e produção da Garage Filmes. A música foi criada especialmente para ser o tema da marca, “Ready to Move On” é da autoria do português Riic Wolf.

Neste reposicionamento, Leonor Dias a importância de “evoluir a marca acompanhando a evolução do consumidor”. Assim, a Vodafone recorreu a alguns estudos de futurologia para compreender o momento de mudança “por dentro e por fora”. Genericamente, os estudos construíram a perceção de que as pessoas compreendem os benefícios do avanço da tecnologia, mas que o crescimento acelerado deixa algum receio. Por outro lado, apresentam-se cada vez mais otimistas com o futuro e são projetadas tendências aliadas ao melhoramento tecnológico: cidades mais verdes, limpas e saudáveis; melhoria no desenvolvimento das energias renováveis e a nível dos transportes públicos, casas em impressão 3D e o desenvolvimento claro da Internet das Coisas.

Atendendo aos resultados a Vodafone conclui que pretende posicionar-se como parceiro “ideal para caminhar junto dos clientes”. Como? Passando de uma marca fornecedora para uma marca parceira. “Queremos passar de uma trademark para uma trustmark”, explica Leonor Dias, durante o evento de apresentação. “A Vodafone vai estar lá para acompanhar o crescimento da tecnologia, mas ao ritmo de cada cliente. O objetivo é aproveitar ao máximo”, acrescenta.

A nova comunicação é acompanhada também a nível interno, passando a ter a presença da marca enquanto empregadora através da partilha de histórias reais de colaboradores. Assim o Employee Value Proposition (EVP) assume quatro novos pilares de atuação que vão definir a identidade da empresa. A partir do claim global “Ready?”, a Vodafone acrescenta diferentes predicados: “ready to shape the futuro”, promove a antecipação de tendências; “ready to connect for good”, projetos de responsabilidade social; “ready to be at my best”, reflete a aposta na valorização dos colaboradores, e “ready to be myself and belong”, apresenta o ambiente inclusivo, no que toca à diversidade.

A Vodafone está (mais) Ready para o futuro

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