Marketing

O que une a Multicert e Telma Monteiro? Uma estratégia para não ir ao tapete

Há 15 anos que a Multicert oferece soluções de segurança digital. Contudo, só agora sentiu a necessidade de apostar numa estratégia de marketing baseada num embaixador: a escolha recaiu sobre Telma Monteiro, judoca portuguesa detentora de várias medalhas e troféus internacionais. Porque, diz o CEO, Jorge Alcobia, partilham valores e objetivos.

segunda-feira, 09 outubro 2017 12:43
O que une a Multicert e Telma Monteiro? Uma estratégia para não ir ao tapete

 

A ideia de um embaixador já vem de outras experiências profissionais de Jorge Alcobia. E o sucesso da aposta levou-o a replicá-la na Multicert: buscava um representante da marca, mas também da própria segurança digital, alguém que “transmitisse a necessidade de investir na segurança”. “Todos nos preocupamos quando vemos os temas na televisão, mas depois não fazemos nada”, comenta. As propostas para embaixadores eram muitas e variadas: intelectuais, professores, artistas, futebolistas, modelos e até patrocínio a clubes de futebol. Contudo, mais do que uma imagem conhecida, queria um representante dos valores da empresa: “A força, a disciplina e o trabalho, alguém que fosse um vencedor, bem-sucedido e que nos pudesse dar essa imagem”, resume. Acabou por ser a sua própria experiência pessoal a orientar a escolha. Tendo praticado remo durante muitos anos, diz que o desporto lhe ficou como uma “escola de vida”: “Valorizo muito as pessoas que fizeram desporto, sobretudo com um determinado nível, porque acho que para se chegar lá é preciso muito trabalho e muito esforço”.

Foi este racional que levou a Multicert até Telma Monteiro, a judoca que arrecadou Bronze nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Conheceu-a na Gala da Confederação do Desporto e nesse contacto, além da empatia, identificou na atleta o perfil que procurava – “Uma pessoa que nos possa acrescentar coisas e que veja isto a longo prazo”. O acordo foi assinado para quatro anos, acompanhando o programa olímpico da desportista. “A nossa ideia é, durante estes quatro anos, irmos aprendendo mutuamente. Para nós também é uma experiência nova”, refere, sublinhando que em comum a empresa e Telma Monteiro têm valores e objetivos, além da analogia mais direta que se prende com a defesa pessoal inerente ao judo e ao negócio da Multicert. Jorge Alcobia faz questão de “que a Telma vista a camisola”. Não só literalmente, pois a marca terá o logotipo inscrito no judogi (equipamento de judo), como também estando presente em eventos relevantes, como a próxima Web Summit. Visando chamar a atenção para a cibersegurança, está a ser planeada uma iniciativa em que a judoca começa por dar uma aula de autodefesa física e, num segundo momento, a empresa apresenta a autodefesa em contexto digital. A participação neste evento foi, aliás, assumida como uma importante ferramenta de marketing B2B. “Conheço dois ou três executivos, e estamos a falar de administradores de bancos e grandes empresas, que fizeram algum tipo de arte marcial, quando mais jovens, e tenho a certeza de que mais um ou dois gostariam de fazer um treino com a Telma”, justifica Jorge Alcobia.

Para Telma Monteiro, o desafio começou no dia em que decidiu ir sozinha à primeira reunião na empresa e encarou os imperativos da parceria: “Conseguir corresponder às exigências, no bom sentido, que a empresa tem, de se dar a conhecer e aos seus serviços, ser capaz de transmitir essa mensagem às pessoas”, enumera.

Quando questionada sobre o que traduz a parceria com a Multicert, a resposta é alinhada com a de Jorge Alcobia: “Tenho a certeza que vou crescer bastante”. Apesar de já ter sido cara de outras marcas, admite que este trabalho “vai ser muito mais dinâmico, porque além de estar presente em vários eventos, são eventos diferentes, com exigências diferentes”. E exemplifica: “Não é a mesma coisa que me porem num estúdio, eu dou o meu melhor sorriso e alguém ainda vai trabalhar nele”. Apesar do desafio, a nova embaixadora de marca tem presente os benefícios que a Multicert colhe por tê-la como parceira: “Existe a vantagem de eu ter a facilidade em comunicar e, ao mesmo tempo, uma imagem credível e ganhadora. As pessoas que se identificarem comigo identificam-se com as marcas que estão associadas a mim”.

Este artigo pode ser lido na íntegra na edição impressa da Briefing.

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