Marketing

Procura-se Palavra do Ano 2017. Com a Porto Editora

A Porto Editora desafia os portugueses a votarem online na Palavra do Ano 2017. “Afeto”, “cativação”, “crescimento”, desertificação”, “floresta”, “gentrificação”, “incêndios”, “independentista”, “peregrino” e “vencedor” são as candidatas. A vencedora desta nona edição será conhecida no dia 4 de janeiro de 2018.

segunda-feira, 04 dezembro 2017 10:49
Procura-se Palavra do Ano 2017. Com a Porto Editora

 

Com esta iniciativa a Porto Editora pretende reforçar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa.

A 10 palavras candidatas são resultado das propostas feitas através do site da iniciativa e da observação, pela Porto Editora, da realidade da língua portuguesa nos meios de comunicação, redes sociais e registo de consultas nos dicionários online.

Assim cada palavra candidata tem uma justificação para tal: “Afeto” pelo grau de proximidade e afetividade com que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa exerce o mandato; “cativação” que devido ao objetivo de controlar o défice , tornou-se símbolo da estratégia orçamental; “crescimento” pelo comportamento da economia portuguesa; “desertificação”, um tema muito discutido publicamente e nos média; “floresta”, devido às novas estratégias de ordenamento florestal; “gentrificação”, um dos desafios subjacentes ao aumento do turismo; “incêndios” dados os sucessivos casos que fizerem de 2017 um dos anos mais trágicos; “independentista” relativamente à pretensão da Catalunha; “peregrino” devido ao centenário das aparições de Fátima; e “vencedor” dada a vitória de Portugal no Festival da Eurovisão, com Salvador Sobral.  

Em edições anteriores, o público elegeu as palavras "esmiuçar" ( em 2009), "vuvuzela" (em 2010), "austeridade" (em 2011), "entroikado" (em 2012), "bombeiro" (em 2013), "corrupção" (em 2014), "refugiado" (em 2015) e "geringonça" (em 2016).

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Vídeo

bt nl

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing