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Da Nespresso para o mundo: esta ilustração é da designer Mariana Rodrigues

O traço da designer portuguesa Mariana Rodrigues está nas lojas Nespresso de todo o mundo. Tudo porque a marca italiana a convidou para criar a imagem da nova Limited Edition. Inspirando-se na origem dos dois cafés, quis que a ilustração contasse uma história, de modo a revelar algo novo a cada olhar. À Briefing partilha a única “desilusão” deste desafio: não ter conhecido George Clooney, o ator que dá a cara pela marca…

quarta, 17 janeiro 2018 11:30
Da Nespresso para o mundo: esta ilustração é da designer Mariana Rodrigues

Da Nespresso para o mundo: esta ilustração é da designer Mariana Rodrigues

O desafio da Nespresso foi uma oportunidade para contar a história sobre as origens do café visualmente: “Toda a gente bebe café, mas poucas sabem sobre as suas origens, eu incluída. Parte do meu processo envolve a investigação aprofundada do tema, de forma a que a ilustração conte uma história. Sabia do princípio que queria fazer algo detalhado, em que se revelasse algo novo sempre que se olha para ela”, diz à Briefing, no contexto da apresentação do Arábica Etiópia Harrar e do Robusta Uganda, hoje em Lisboa.

Foi na origem destes cafés – nas suas histórias e lendas, nos seus lugares de origem e sabores distintos – que encontrou a inspiração: “O Arábica Etiópia Harrar cresce em lugares áridos e montanhosos e é muito mais leve e floral que o Robusta. Encontrei também inspiração na lenda de Kaldi e como ele descobriu o café e na importância que este grão tem na vida social e cultural deste país. Já o Robusta Uganda, cresce perto de lagos rodeados de vegetação exuberante, quase tropical, e a baixa altitude. É também mais intenso e profundo, com notas de sabor a chocolate e tem um grande significado para as tribos ugandesas”, concretiza.

Esta não é a primeira vez que trabalha com marcas globais. Mas o sentimento não muda: “Ver os vídeos da loja de Londres com a decoração a ser montada e as primeiras animações nas redes sociais é um sentimento fantástico. Em relação ao resultado final, não interessa se o cliente é pequeno ou grande, a atitude é a mesma”. E, a propósito dessa colaboração com marcas, Mariana Rodrigues ressalva, aliás, que se vê como ilustradora comercial. E explica: “Não considero o que faço ‘arte’, no sentido em que tem uma finalidade assumidamente comercial. Sou formada em design gráfico e o meu processo empresta mais do design do que da arte. Marcas como a Nespresso querem contar uma história, e eu quero expressar-me visualmente, por isso encontramo-nos no meio e tentamos criar algo que atinja os objetivos, mas que mantenha a sensibilidade que eu quero transmitir”. 

Portuguesa mas a viver em Londres, Mariana admite que o seu trabalho possa ser influenciado por Portugal, mas sublinha que o seu foco é na natureza e esse não vê fronteiras: “A inspiração vem do mundo natural e é daí que vou buscar as minhas maiores influências”.

Licenciada em Design Gráfico pela ESAD de Matosinhos, Mariana trabalha atualmente com free-lancer, com a Nespresso a juntar-se a um portefólio que inclui marcas como Bombay Sapphire, Adobe, Fortnum&Mason, Vogue Japan, Country & Living Magazine, Original Source, Orion Publishing e Patrick Watson.

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